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Título: A formação do regime de autonomia avaliativo no Sistema Nacional de Pós-graduação e o futuro das relações entre historiografia, ensino e experiência da história.
Autor(es): Araújo, Valdei Lopes de
Palavras-chave: Ensino de história
Data do documento: 2016
Referência: ARAUJO, V. L. de. A formação do regime de autonomia avaliativo no Sistema Nacional de Pós-graduação e o futuro das relações entre historiografia, ensino e experiência da história. Anos 90, Porto Alegre, v. 23, n. 44, p. 85-110, dez. 2016. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/view/66436>. Acesso em: 16 jan. 2018.
Resumo: Neste artigo analiso como a acomodação da historiografia em um regime de autonomia marcado por modelos avaliativos metrificáveis afasta o campo de suas origens disciplinares no século XIX e do desenvolvimento profissional processado ao longo do século XX. Entendo por “regime de autonomia” o arranjo de forças históricas que possibilita um determinado discurso ganhar individualidade e diferenciar-se no tecido de enunciações disponíveis em época e lugar definidos. Um “regime” é a forma de descrevermos como a interação dessas forças afeta e configura o discurso, em especial a relação entre os vetores autor, leitor, circulação, linguagens, conceitos e médias. A hipótese aqui desenvolvida é que um “regime de autonomia avaliativo”, comum a outras esferas da ciência moderna, tem transformado a historiografia e o historiador contemporâneo, celebrando um perfil de alta especialização, baixa relevância e comunicabilidade social que coloca em risco a capacidade deste profissional colaborar para a diversificação das formas de experiência histórica
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11576
DOI: https://doi.org/10.22456/1983-201X.66436
ISSN: 1983-201X
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Anos 90 estão sob licença Creative Commons que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Fonte: Anos 90 <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/anos90/about/editorialPolicies#custom-0>. Acesso em: 23 jan. 2018.
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