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Título: Diálogos historiográficos na escrita de Primitivo Moacyr.
Autor(es): Moura, Maria Clara Cobucci Soares de
Orientador(es): Carvalho, Rosana Areal de
Palavras-chave: Primitivo Moacyr
Educação - histórico
Educação - historiografia
Data do documento: 2019
Membros da banca: Carvalho, Rosana Areal de
Hamdan, Juliana Cesário
Gondra, José Gonçalves
Referência: MOURA, Maria Clara Cobucci Soares de. Diálogos historiográficos na escrita de Primitivo Moacyr. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: Primitivo Moacyr foi redator de debates e documentos parlamentares do Poder Legislativo brasileiro a partir de 1898, aposentando-se em 1933. Antes da aposentadoria lançou seu primeiro livro sobre educação O ensino público no Congresso Nacional: breve notícia, em 1916. Entre 1936 e 1942 Moacyr se dedicou à escrita de quinze livros, dos quais, neste trabalho, selecionamos como fonte os dois livros inaugurais de suas coletâneas: pela Companhia Editora Nacional, dentro da Coleção Brasiliana A Instrução e o Império: Subsídios para História da Educação no Brasil 1823-1853 v.1 e pela Imprensa Nacional, chancelado pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos – INEP, A Instrução e a República: Reforma Benjamim Constant 1890-1892 v.1. A partir da análise destes livros, tendo como objeto as escolhas historiográficas de Moacyr, buscamos reconhecer em que medida a escrita destes livros se aproximam e ou se distanciam das publicações contemporâneas ao autor presentes na Revista do Instituto Histórico e Geográfico (IHGB) e em manuais didáticos de História da Educação publicados entre os anos de 1930 e 1940. Utilizamos a metodologia de pesquisa bibliográfica, incluindo os debates teóricos e educacionais para desenvolvimento da investigação. Concluímos que o autor tinha uma preocupação com a escrita para além da cópia e recorte desinteressado. Seus livros foram fontes importantes para a escrita dos manuais de história da educação consultados. E sua dedicação para a escrita, a escolha por fontes históricas que ultrapassaram a documentação oficial do Estado, a preocupação com relatos dos feitos e a sua construção narrativa o tornam um pesquisador de seu tempo.
Resumo em outra língua: Primitivo Moacyr was the editor of debates and parliamentary documents of the Brazilian Legislative Power from 1898, retiring in 1933. Before retirement, he published his first book on education "O ensino público no Congresso Nacional: breve notícia," in 1916. Between 1936 and 1942, Moacyr dedicated himself to the writing of fifteen books, of which, in this thesis, we selected as source the two inaugural books of his collections: "A Instrução e o Império: Subsídios para História da Educação no Brasil 1823-1853 v.1", printed by Companhia Editora Nacional, within the Coleção Brasiliana; and "A Instrução e a República: Reforma Benjamim Constant 1890-1892 v.1", printed by the Imprensa Nacional, sealed by the Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP. From the analysis of these books, based on Moacyr's historiographical choices, we seek to recognize the extent to which the writing of these books resembles and distances itself from the contemporary publications of the author in the Journal of the Instituto Histórico e Geográfico (IHGB), in didactic manuals of History of Education published between the years of 1930 and 1940. We used the methodology of bibliographic research, including the theoretical and educational debates for research development. We conclude that the author had a concern with writing beyond copying and disinterested culling. His books were essential sources for the writing of the education history manuals consulted. Also, his dedication to writing, his choice of historical sources that surpassed the official documentation of the State, his concern with reports of the deeds and his narrative construction make him a researcher of his time.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11572
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Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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