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http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11548
Título: | O tratamento dado à variação linguística nas aulas de língua materna em escolas de Mariana/MG. |
Título(s) alternativo(s): | Treatment given to linguistic variation in mother language classes in schools in Mariana/MG. |
Autor(es): | Mendes, Soélis Teixeira do Prado Alvim, Luana Veloso Tolentino |
Palavras-chave: | Ensino de língua materna Material didático Documentos oficiais |
Data do documento: | 2018 |
Referência: | MENDES, S. T. do P.; ALVIM, L. V. T. O tratamento dado à variação linguística nas aulas de língua materna em escolas de Mariana/MG. Caletroscópio, v. 6, n. especial, p. 101-112, 2018. Disponível em: <http://www.caletroscopio.ufop.br/index.php/caletroscopio/article/view/415>. Acesso em: 19 mar. 2019. |
Resumo: | O presente artigo pretende expor os resultados parciais da pesquisa vinculada ao projeto Ensino de Língua Portuguesa: estudo das práticas discursivas na educação básica das escolas de Mariana, Ouro Preto e seus distritos, bem como analisar o tratamento dado à variação linguística em aulas de língua materna no ensino básico. A análise se fundamenta, principalmente, no que dizem os documentos oficiais e em aportes teórico-metodológicos relacionados à pedagogia da variação linguística. Os resultados apresentados referem-se à observação realizada em uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola privada, e mostraram que o material estudado não aborda a variação linguística em qualquer nível, seja semântico, lexical, fonológico ou morfossintático, apresentando algumas limitações. |
Resumo em outra língua: | This article aims at showing the partial results of a research conducted under the Project Portuguese language teaching: study of the discursive acts on elementary schools in Mariana, Ouro Preto and neighborhood, as well as analyzing the treatment given to linguistic variation in mother language classes in elementary classes. The analysis is mainly based on what official documents say and in theoretical-methodological literature pertaining to the pedagogy of linguistic variation. The results presented refer to the observation of a high school second grade class in a private school and show that the material used does not deal with linguistic variation on any level, be it semantic, lexical, phonologic or in morph syntax, thus presenting some limitations. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11548 |
ISSN: | 2318-4574 |
Licença: | Os trabalhos publicados na Caletroscópio estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Caletroscópio <http://www.ichs2.ufop.br/caletroscopio/revista/index.php/caletroscopio>. Acesso em: 09 fev. 2017. |
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