Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11524
Title: Estado da arte de medidas de desempenho de algoritmos de otimização multiobjetivo.
Authors: Silva, Jefferson Barbosa Amorim
Santos, Thiago Fontes
Xavier, Sebastião Martins
Keywords: Modelagem matemática
Issue Date: 2017
Citation: SILVA, J. B. A.; SANTOS, T. F.; XAVIER, S. M. Estado da arte de medidas de desempenho de algoritmos de otimização multiobjetivo. Revista de Matemática da UFOP, v. 1, p. 66-100, 2017. Disponível em: <https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/rmat/article/view/1133/0>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Abstract: Em problemas de otimização multiobjetivo é comum o uso de procedimentos algorítmicos para se encontrar uma aproximação do conjunto solução, uma vez que determinar o conjunto exato de soluções é, em geral, inviável. Diante disso, com a popularização destes procedimentos nas ultimas décadas é necessário distinguir, conforme for o objetivo do algoritmo, a qualidade das aproximações de tais procedimentos. As medidas existentes focam-se em duas características principais, a saber, 1) Convergência e 2) Distribuição das soluções. Dificilmente uma única métrica irá medir todos os aspectos mencionados acima. Além disso, para avaliar alguns desses aspectos é necessário o conhecimento do conjunto exato, e essa informação normalmente, não está disponível. Associado a isso, espera-se que tais medidas tenham um custo computacional baixo. Esta proposta visa estudar as mais diversas medidas, reunindo as principais delas em um único artigo, fazendo um comparativo entre as mesmas. Iremos estabelecer o estado da arte nessa área de pesquisa em otimização.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11524
ISSN: 2237-8103
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados pela RMAT - Revista de Matemática estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: RMAT - Revista de Matemática <http://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/rmat/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 jun. 2018.
Appears in Collections:DEMAT - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EstadoArteMedidas.pdf353,13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.