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Title: Escolarização de adolescentes institucionalizados em locais de acolhimento : entre estigmas, conflitos e insucesso escolar.
Authors: Silveira, Alcione Januária Teixeira da
metadata.dc.contributor.advisor: Nogueira, Marlice de Oliveira e
Keywords: Experiência social
Aluno institucionalizado
Professores
Educadores
Escolarização
Issue Date: 2019
metadata.dc.contributor.referee: Nogueira, Marlice de Oliveira e
Silva, Luciano Campos da
Marques, Walter Ernesto Ude
Citation: SILVEIRA, Alcione Januária Teixeira da. Escolarização de adolescentes institucionalizados em locais de acolhimento : entre estigmas, conflitos e insucesso escolar. 2019. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Abstract: Esta pesquisa objetivou investigar os processos de escolarização de adolescentes institucionalizados(as) em locais de acolhimento. Para isso, buscou-se: a) realizar um levantamento nos documentos institucionais e, principalmente, no Projeto Individual de Atendimento (PIA), dos dados socioeconômicos e informações da instituição de acolhimento referentes à vida dos(as) adolescentes pesquisados(as); b) caracterizar os modos como se articulam as experiências de escolarização e as experiências de permanência na instituição de acolhimento e c) analisar as expectativas dos(as) adolescentes, seus professores(as) e educadores(as) frente à vida escolar e os projetos de futuro. Quanto ao percurso metodológico, de natureza qualitativa, englobando a aplicação de questionários a psicóloga da instituição e entrevistas semiestruturadas aos adolescentes, professores(as) e educadores(as), além de uma pesquisa documental exploratória, sendo os dados tratados por meio das técnicas de análise de conteúdo. Selecionamos quatro adolescentes, quatro educadores(as) e quatro professores(as) que lecionavam para esses(as) adolescentes, totalizando doze pessoas. Para a interpretação dos dados consideramos dois eixos de análise, sendo o cotidiano do abrigo e as experiências de escolarização. Os resultados indicam que os processos de escolarização e os itinerários escolares de adolescentes institucionalizados(as) sob tutela do Estado, além de uma clivagem imposta pela origem social e cultural, são influenciados pelas condições sociais e educacionais vivenciadas por eles(as) em uma dupla e híbrida experiência social de tensões e situações de fuga física e simbólica, estigmas, isolamento, problemas no aprendizado escolar, dificuldades de inclusão nas turmas e na escola, conformação e negação do sujeito, tanto no acolhimento institucional quanto nas escolas.
metadata.dc.description.abstracten: This research aimed to investigate the processes of schooling of institutionalized adolescents in places of reception. To do this, we sought to: a) carry out a survey in the institutional documents, and especially in the Individual Assistance Project (PIA), socioeconomic data and information from the host institution regarding the life of the adolescents surveyed; b) to characterize the ways in which the experiences of schooling and the experiences of permanence in the host institution are articulated and c) to analyze the expectations of the adolescents, their teachers and educators in front of the school life and the projects of future. As for the methodological course, of a qualitative nature, including the application of questionnaires to the institution's psychologist and semi-structured interviews with adolescents, teachers and educators, as well as an exploratory documentary research, being the data treated through the techniques of content analysis. We selected four adolescents, four educators and four teachers who taught for these adolescents, totaling twelve people. For the interpretation of the data we consider two axes of analysis, being the daily life of the shelter and the experiences of schooling. The results indicate that the processes of schooling and the school itineraries of adolescents institutionalized under state tutelage, in addition to a cleavage imposed by social and cultural origin, are influenced by the social and educational conditions experienced by them in a double and hybrid social experience of tensions and situations of physical and symbolic flight, stigmas, isolation, problems in the school learning, difficulties of inclusion in the classes and in the school, conformation and negation of the subject, both in the institutional reception as in the schools.
Description: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11449
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/05/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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