Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11447
Title: Análise da resistência térmica e diversidade da comunidade de borboletas frugívoras.
Authors: Silva, Vanessa Diniz e
metadata.dc.contributor.advisor: Cardoso, Danon Clemes
Beirão, Marina do Vale
Keywords: Biodiversidade
Meio ambiente
Issue Date: 2019
metadata.dc.contributor.referee: Cardoso, Danon Clemes
Cornelissen, Tatiana Garabini
Cordeiro, Marco Antônio Alves
Citation: SILVA,Vanessa Diniz e. Análise da resistência térmica e diversidade da comunidade de borboletas frugívoras. 2019. 55 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Abstract: Condições ambientais como temperatura, umidade do ar e disponibilidade de recursos, são condições que limitam os organismos aos habitats em que vivem, direcionando sua distribuição. Borboletas frugívoras são organismos dependentes das condições ambientais de seu habitat, por isso são sensíveis a qualquer variação nas condições abióticas. Assim, considerando as mudanças climáticas e seu efeito na temperatura média anual, as borboletas podem ser úteis no monitoramento das alterações ambientais. Testamos a composição e a diversidade das borboletas frugívoras presentes em dois ambientes contrastantes. Foram amostradas 50 espécies em indivíduos onde a abundância e a riqueza de espécies não diferiram entre os habitats. A composição das espécies entre os habitats diferiu, esse fato pode ocorrer devido aos recursos vegetais disponíveis nos habitats. A distribuição das borboletas apresenta variação na diversidade temporal, e essa dissimilaridade ocorreu principalmente pela substituição de espécies. Os meses chuvosos são os meses mais abundantes e ricos, apresentando os meses de outubro e novembro como os meses de maior concentração de espécies. Esse fato pode ser explicado pelo aumento da produção de folhas e frutos devido ao aumento da precipitação. Ao analisar a diversidade das espécies de borboletas em diferentes habitats, nosso estudo abrange mais áreas e amostra maior número de espécies, contribuindo de forma mais completa para o conhecimento da comunidade local.
Description: Dissertação (Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11447
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/05/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPGEBT - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_AnáliseResistênciaTérmica.pdf2,3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.