Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11442
Título : | Uma abordagem etnomatemática para o Currículo Trivium. |
Otros títulos : | An ethnomathematical approach to the Trivium Curriculum. |
Autor : | Rosa, Milton Raimundi, Marcos Paulo Vieira |
Palabras clave : | Literacia Materacia Tecnoracia Literacy Literacy |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | ROSA, M.; RAIMUNDI, M. P. V. Uma abordagem etnomatemática para o Currículo Trivium. Revemop, Ouro Preto, MG, v. 1, n. 1, p. 62-84, Jan./Abr. 2019. Disponível em: <https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/revemop/article/view/1734/1458>. Acesso em: 19 mar. 2019. |
Resumen : | Um dos principais objetivos da Educação Matemática é buscar o desenvolvimento de um processo educacional que possibilite a aquisição e a utilização, pelos alunos, de instrumentos comunicativos, analíticos e materiais essenciais para o pleno exercício dos direitos e deveres intrínsecos à cidadania. Este artigo teórico visa ressaltar que esses instrumentos estão relacionados com a proposição do Currículo Trivium para a Matemática, no qual são considerados três componentes: a) a literacia, que está relacionada com a funcionalidade dos indivíduos na sociedade; b) a materacia, que está relacionada com o entendimento de situações inovadoras desenvolvidas por indivíduos criativos; e c) a tecnoracia, que está relacionada com a utilização astuta dos materiais disponíveis em contextos culturais diversos |
metadata.dc.description.abstracten: | One of the main objectives of Mathematics Education is to seek the development of an educational process that enables students to acquire and use communicative, analytical, and material instruments which are essential for the exercise of rights and duties intrinsic to citizenship. This theoretical article aims to emphasize that these instruments are related to the proposition of the Trivium Curriculum for Mathematics, in which three components are considered: a) literacy, which is related to the functionality of individuals in society; b) matheracy, which is related to the understanding of innovative situations developed by creative individuals; and c) technoracy, which is related to the astute use of materials available in diverse cultural contexts. |
URI : | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11442 |
ISSN : | 2596-0245 |
metadata.dc.rights.license: | Os trabalhos publicados no periódico Revemop estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. Fonte: Revemop <https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/revemop/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 mar. 2019. |
Aparece en las colecciones: | DEEMA - Artigos publicados em periódicos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_AbordagemEtnomatemáticaCurrículo.pdf | 288,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.