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dc.contributor.authorPinheiro, Rodrigo Carlos-
dc.contributor.authorRosa, Milton-
dc.date.accessioned2019-06-05T17:37:27Z-
dc.date.available2019-06-05T17:37:27Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPINHEIRO, R. C.; ROSA, M. Uma análise dos registros etnomatemáticos de estudantes surdos que se comunicam em Língua Brasileira de Sinais - Libras. Educação Matemática em Foco, v. 7, p. 216-241, 2018. Disponível em: <http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/article/view/4417>. Acesso em: 19 mar. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1981-6979-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11437-
dc.description.abstractNeste artigo, analisamos alguns registros etnomatemáticos, produzidos por alunos Surdos, obtidos em uma pesquisa de mestrado referente ao desenvolvimento da Educação Financeira para alunos Surdos sob a perspectiva do Programa Etnomatemática. Para tanto, delineamos o perfil dos participantes, bem como uma breve descrição da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory), que foi o design metodológico utilizado para conduzir este estudo e, em seguida, evidenciamos a relação da Etnomatemática com a Cultura Surda por meio dos jargões e dos procedimentos utilizados pelos alunos Surdos ao estudarem os conteúdos matemáticos relacionados à Educação Financeira. Apresentamos, também, as diferentes formas de sinalizar um mesmo conteúdo matemático e as barreiras comunicativas geradas por essas diferenciações dos sinais. Os resultados obtidos nesse estudo mostram que a Etnomatemática contribuiu para o entendimento e a conscientização das características da Cultura Surda e de suas relações com a matemática escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.subjectCultura surdapt_BR
dc.titleUma análise dos registros etnomatemáticos de estudantes surdos que se comunicam em Língua Brasileira de Sinais - Libras.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados pela Revista Educação Matemática em Foco estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Educação Matemática em Foco <http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/index>. Acesso em: 27 mar. 2019.pt_BR
dc.description.abstractenIn this article, we analyze some ethnomathematical records, produced by Deaf students, obtained in a master’s research concerning the development of Financial Education for Deaf students under the perspective of the Ethnomathematics Program. In order to do so, we outlined the profile of the participants, as well as a brief description of the Grounded Theory, which was the methodological design used to conduct this study, and then we highlight the relation of Ethnomathematics to the Deaf Culture through jargon, and procedures used by Deaf students in studying mathematical content related to Financial Education. We also present the different ways of signaling the same mathematical content and the communicative barriers generated by these differentiations of the signals. The results obtained in this study show that ethnomathematics contributed to the understanding and awareness of the characteristics of the Deaf Culture and its relationships with school mathematics.pt_BR
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