Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11434
Title: Motivos para participação em tarefas investigativas na aula de matemática : uma análise a partir dos backgrounds e dos foregrounds de um grupo de estudantes do ensino fundamental.
Other Titles: Motives for participation in investigative mathematics tasks in the classroom: an analysis from the backgrounds and foregrounds of a group of students from an elementary school.
Authors: Torisu, Edmilson Minoru
Keywords: Educação matemática
Mathematics education
Issue Date: 2018
Citation: TORISU, Edmilson Minoru. Motivos para participação em tarefas investigativas na aula de matemática: uma análise a partir dos backgrounds e dos foregrounds de um grupo de estudantes do ensino fundamental. Bolema, Rio Claro, v. 32, n. 61, p. 549-569, ago. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2018000200549&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Abstract: Este artigo traz à baila uma discussão em torno dos motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de Matemática, a partir de seus backgrounds e foregrounds. Motivos foram considerados em uma perspectiva histórico-cultural como algo que emerge no interior das relações sociais. Os sujeitos desse estudo qualitativo foram quatro estudantes do nono ano de uma escola pública da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista e uma entre-vista, esta segunda com o objetivo de acessar backgrounds e foregrounds dos estudantes. Os resultados da análise mostraram que, além de motivos explícitos, ao entre-vistar backgrounds e foregrounds vários outros motivos, ligados a várias vivências em grupos sociais, revelaram-se.
metadata.dc.description.abstracten: This article presents a discussion of the motives for students to take part in investigative tasks in mathematics classes, from their backgrounds and foregrounds. The motives motives were considered in a cultural historical perspective as emerging within social relations. The participants were four students from the ninth grade of a public school in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. The data were collected through an interview and an inter-view, the second in order to access backgrounds and foregrounds of students. The analysis results showed that, in addition to explicit motives, to inter-view backgrounds and foregrounds, many other motives linked to various social groups experiences were revealed.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11434
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v32n61a12
ISSN: 1980-4415
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na Bolema estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Bolema <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 out. 2016.
Appears in Collections:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_MotivosParticipaçãoTarefas.pdf657,51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.