Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11407
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorRangel, Marcelo de Mellopt_BR
dc.contributor.advisorDias, Luciana da Costapt_BR
dc.contributor.authorSantana, Ana Paula Silva-
dc.date.accessioned2019-06-04T13:55:28Z-
dc.date.available2019-06-04T13:55:28Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTANA, Ana Paula Silva. A mulher nas (entre)linhas : a abertura de expectativa na modernidade e os papéis do feminino na dramaturgia de Gonçalves Dias. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11407-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa consiste em compreender o feminino nos dramas Beatriz Cenci (1844) e Leonor de Mendonça (1846), de Gonçalves Dias. Estudamos as personagens femininas construídas nessas tramas a fim de pensarmos as peças inseridas na modernidade, momento de intensa ―aceleração do tempo‖ e reorganização da linguagem, em que certas palavras passam a ser disputadas e tornam-se conceitos. Assim, ―mulher‖ e ―feminino‖ assumem um novo papel quer na linguagem quer em certos espaços sociais. O Romantismo enxerga o feminino/a mulher por diferentes perspectivas e, no que mais nos interessa, por um viés crítico ao próprio papel das mulheres no espaço urbano a partir do paradigma da individualidade e da subjetividade.1 Dessa forma, acompanhamos, na literatura e no campo linguístico, especialmente a partir do Romantismo, como o feminino/a mulher foram se reconstituindo, mesmo que inicialmente, no Brasil na segunda metade do século XIX.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectGonçalves Diaspt_BR
dc.titleA mulher nas (entre)linhas : a abertura de expectativa na modernidade e os papéis do feminino na dramaturgia de Gonçalves Dias.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 31/05/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeRangel, Marcelo de Mellopt_BR
dc.contributor.refereePereira, Luisa Rauterpt_BR
dc.contributor.refereeSilva, Daniel Pinhapt_BR
dc.contributor.refereeBarbosa, Ildenilson Meirelespt_BR
dc.description.abstractenThe objective of this paper consist son comprehend the feminine role on dramas Beatriz Cenci (1844) and Leonor de Mendonça (1846), by Gonçalves Dias. Westudied female characters builton theseplots in order to thinkthe plays inserted on modernity, a moment of intense ―time acceleration‖ andre organization oflanguage, which certain words are contested andbecame concept. Therefore, ―woman‖ and ―feminine‖ assume a new role on language orcertain social spaces. The Romanticism sees the feminine by different perspectives and, what interestsus most, byancritical set to the woman’s role itself in the urbans pacebased on paradigm of individuality and subjectivity. That way, we followed on literatureand on linguisticfield, specially from Romanticism, how the feminine/woman where reconstitutingitselves, even initially, on Brazil’s second halfof the XIX century.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGHis - Doutorado (Teses)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Mulher(Entre)linhasAbertura.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons