Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11395
Título: As avaliações externas e a escola : a articulação entre resultados e as práticas na sala de aula de matemática.
Autor(es): Viana, Marger da Conceição Ventura
Pinto, Roberto Arlindo
Palavras-chave: Sala de aula
Ação pedagógica
Espaço e forma
External evaluations
Oedagogical action
Data do documento: 2016
Referência: VIANA, M. da C. V.; PINTO, R. A. As avaliações externas e a escola : a articulação entre resultados e as práticas na sala de aula de matemática. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa, v. 29, p. 191-197, 2016. Disponível em: <https://clame.org.mx/uploads/actas/alme29.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Resumo: Documentos oficiais relacionam as avaliações externas à busca pela melhoria da qualidade no ensino, verificando a eficácia das políticas públicas para a educação e adequado planejamento educacional. Assim, as avaliações externas podem servir para repensar e planejar a ação pedagógica e a gestão educacional. Pesquisas em Educação Matemática têm demonstrado que o Sistema de Ensino, mais que o aluno, é responsável por seu sucesso/insucesso. Este estudo de caso se refere a uma escola da rede pública de ensino de uma cidade do interior do Estado de Minas Gerais - Brasil. A análise documental do desempenho desta escola, nos últimos cinco anos, indicou que sua maior fragilidade está no tema Espaço e Forma. Comparando seus resultados, embora abaixo do recomendado, são melhores do que os de outras escolas.
Resumo em outra língua: Official documents related to external evaluations search for the improvement of the quality of education in order to verify the effectiveness of public policies for education and an adequate educational planning. Thus, external evaluation may be an element to rethink and to plan the pedagogical action and the educational management. Research in Mathematics Education has shown that the educational system, rather than the students, is responsible for their success/failure. This is case study was conducted in a public school in a city of the state of Minas Gerais- Brazil. The documental analysis of the performance of this school in the last five years showed that its greatest weakness is the theme of Space and Form. By comparing its results, although lower than recommended, are better than those obtained by other schools. How school planning arrive to the classrooms and how they have influenced the teaching/learning process is an question.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11395
Link para o artigo: https://clame.org.mx/uploads/actas/alme29.pdf
ISSN: 2448-6469
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AvaliaçõesExternasEscola.pdf
  Restricted Access
285,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.