Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11393
Título : Pesquisas sobre materiais curriculares de Matemática : mapeamento de produções brasileiras.
Otros títulos : Research on Mathematics curriculum materials : mapping Brazilian productions.
Autor : Januario, Gilberto
Pires, Célia Maria Carolino
Manrique, Ana Lúcia
Palabras clave : Livro didático
Currículos de matemática
Educação matemática
Textbook
Mathematics education
Fecha de publicación : 2018
Citación : SANTOS, G. J. dos; PIRES, C. M. C.; MANRIQUE, A. L. Pesquisas sobre materiais curriculares de Matemática : mapeamento de produções brasileiras. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 13, n. 1, p. 43-61, 2018. Disponível em: <http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/reiec/article/view/12561/45454575758615>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Resumen : No Brasil, há uma produção considerável de materiais para subsidiar o professor a desenvolver o currículo de Matemática, o que tem chamado a atenção para elaboração de projetos e de pesquisas. No entanto, ainda são ausentes trabalhos que sistematizam as produções acadêmicas sobre esses materiais, o que nos levou a desenvolver uma investigação com o objetivo de mapear pesquisas sobre materiais curriculares de Matemática; explorar questões, metodologia e tipos de pesquisas; e apresentar um quadro conceitual em Educação Matemática para orientar estudos sobre esses recursos curriculares. A coleta de dados se deu em 59 dissertações e teses, e a análise foi realizada a partir de teorizações sobre categorização e paradigmas de problemas de pesquisas e sobre a tipologia da pesquisa brasileira em Educação Matemática. Os resultados indicam o investimento de mudanças de paradigma em pesquisas sobre materiais curriculares de Matemática: de questões descritivas quanto a características dos materiais para as que investigam correlação e causalidade entre diferentes fenômenos relacionados a esses recursos curriculares.
metadata.dc.description.abstracten: In Brazil, there is a considerable production of materials to subsidize the teacher to develop the mathematics curriculum, which has drawn attention to the elaboration of projects and research. However, there are still no studies that systematize the academic productions about these materials, which led us to develop an investigation with the objective of mapping research on Mathematics curriculum materials; explore issues, methodology and types of research; and present a conceptual framework in Mathematics Education to guide studies on these curriculum resources. The data collection was done in 59 dissertations and theses, and the analysis was based on theories about categorization and paradigms of research problems and on the typology of Brazilian research in Mathematics Education. The results indicate the investment on changes of paradigm in research on Mathematics curriculum materials: from descriptive questions about the characteristics of the materials to those that investigate correlation and causality between different phenomena related to these curriculum resources.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11393
ISSN : 1850-6666
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias <http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/reiec/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 27 mar. 2019
Aparece en las colecciones: DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_PesquisasMateriaisCurriculares.pdf516,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.