Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11390
Título: | Desafios da prática docente universitária na educação a distância. |
Título(s) alternativo(s): | Challenges of university teaching practice in distance education. |
Autor(es): | Bosco, Cláudia Starling Santos, Marilza de Oliveira Torisu, Edmilson Minoru |
Palavras-chave: | EaD Prática pedagógica Formação docente no Ensino Superior Teacher training in Higher Education Pedagogical practice |
Data do documento: | 2018 |
Referência: | BOSCO, C. S.; SANTOS, M. de O.; TORISU, E. M. Desafios da prática docente universitária na educação a distância. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 1, p. 208-225, jan./abril. 2018. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7769>. Acesso em: 19 mar. 2019. |
Resumo: | O artigo busca compreender a prática pedagógica de professores recém-doutores durante suas primeiras experiências na educação a distância, tendo como foco principal a formação docente no contexto universitário. Buscamos refletir sobre os desafios enfrentados pelos sujeitos investigados analisando suas narrativas escritas após as primeiras experiências na docência na EaD. Os estudos sobre narrativas (auto)biográficas balizam metodologicamente a coleta e análise de dados. Ao revisitarem suas trajetórias de inserção na EaD, os sujeitos têm a oportunidade de construírem e reconstruírem seus saberes sobre a docência no contexto universitário. Sabemos que as tecnologias têm favorecido novas concepções sobre o que é ensinar, foco da Didática. Os resultados apontam a necessidade e a urgência de formação docente no que se refere à educação a distância universitária. |
Resumo em outra língua: | The present paper aims to understand the pedagogical practice of newly doctoral graduated teachers during their first experiences in distance learning, focusing mainly on teacher training in the university context. We seek to pounder on the challenges faced by the investigated subjects analyzing their written narratives after the first experiences teaching in distance education. Studies on (auto)biography narratives methodologically guide the collection and analysis of data. When revisiting their paths of insertion in distance education, the subjects have the opportunity to build and reconstruct their knowledge about teaching in the university context. We do know that technologies have favored new conceptions of what it is to teach, which is what Didactics is focused on. The results point out the necessity and urgency for teacher training regarding university distance education |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11390 |
DOI: | https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7769 |
ISSN: | 2316-3100 |
Licença: | A Revista Momento - Diálogos em Educação permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/221>.Acesso em: 27 mar. 2019. . |
Aparece nas coleções: | DEEMA - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_DesafiosPráticaDocente.pdf | 378,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.