Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11381
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRosa, Milton-
dc.contributor.authorOrey, Daniel Clark-
dc.date.accessioned2019-06-03T15:03:25Z-
dc.date.available2019-06-03T15:03:25Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationROSA, M.; OREY, D. C. Etnomatemática : investigações em etnomodelagem. Revista de investigação e divulgação em Educação Matemática, Juiz de Fora, v. 2, n. 1, p. 111-136, jan./jun. 2018. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ridema/files/2017/09/6-Etnomatem%C3%A1tica-investiga%C3%A7%C3%B5es-em-etnomodelagem.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2594-4673-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11381-
dc.description.abstractA etnomodelagem propõe uma visão holística do conhecimento matemático ao conectar os aspectos culturais (êmicos) e acadêmicos (éticos) da matemática. Assim, a utilização das abordagens êmica e ética possibilita a tradução de situações-problema e fenômenos presentes no cotidiano, que foram desenvolvidos pelos membros de grupos culturais distintos. A abordagem êmica é essencial para a compreensão intuitiva das ideias, procedimentos e práticas matemáticas utilizadas pelos membros desses grupos enquanto a abordagem ética é importante para a comparação entre essas práticas. Assim, esse artigo teórico visa apresentar a abordagem dialógica da etnomodelagem que combina ambas as abordagens êmica e ética, pois busca uma compreensão ampla e abrangente do conhecimento matemático desenvolvido em diferentes culturas no decorrer da história.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectAbordagem dialógicapt_BR
dc.subjectEtnomodelagempt_BR
dc.subjectAbordagem êmicapt_BR
dc.subjectEtnomodelospt_BR
dc.subjectAbordagem éticapt_BR
dc.titleEtnomatemática : investigações em etnomodelagem.pt_BR
dc.title.alternativeEthnomathematics : investigations in ethnomodelling.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseA Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/16419>.Acesso em: 27 mar. 2019.pt_BR
dc.description.abstractenEthnomodelling proposes a more holistic view of mathematical knowledge by connecting the cultural (emic) and academic (etic) aspects of mathematics. Thus, the combination of both emic and etic approaches enables the translation of problem situations and phenomena present in daily life. This approach makes use of the perspective developed by members of distinct cultural groups. Emic approach is essential for the intuitive understanding of ideas, procedures, and mathematical practices used by the members of diverse cultural groups while the etic approach is important for the comparison, translation and connection to academic mathematics. Thus, this theoretical article aims to present a dialogic approach towards ethnomodeling that combines both emic and etic approaches and seeks a broader and more comprehensive understanding of mathematical knowledge developed in different cultural contexts throughout history.pt_BR
Appears in Collections:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EtnomatemáticaInvestigaçõesEtnomodelagem.pdf491,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.