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http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11381
Título: | Etnomatemática : investigações em etnomodelagem. |
Título(s) alternativo(s): | Ethnomathematics : investigations in ethnomodelling. |
Autor(es): | Rosa, Milton Orey, Daniel Clark |
Palavras-chave: | Abordagem dialógica Etnomodelagem Abordagem êmica Etnomodelos Abordagem ética |
Data do documento: | 2018 |
Referência: | ROSA, M.; OREY, D. C. Etnomatemática : investigações em etnomodelagem. Revista de investigação e divulgação em Educação Matemática, Juiz de Fora, v. 2, n. 1, p. 111-136, jan./jun. 2018. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ridema/files/2017/09/6-Etnomatem%C3%A1tica-investiga%C3%A7%C3%B5es-em-etnomodelagem.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2019. |
Resumo: | A etnomodelagem propõe uma visão holística do conhecimento matemático ao conectar os aspectos culturais (êmicos) e acadêmicos (éticos) da matemática. Assim, a utilização das abordagens êmica e ética possibilita a tradução de situações-problema e fenômenos presentes no cotidiano, que foram desenvolvidos pelos membros de grupos culturais distintos. A abordagem êmica é essencial para a compreensão intuitiva das ideias, procedimentos e práticas matemáticas utilizadas pelos membros desses grupos enquanto a abordagem ética é importante para a comparação entre essas práticas. Assim, esse artigo teórico visa apresentar a abordagem dialógica da etnomodelagem que combina ambas as abordagens êmica e ética, pois busca uma compreensão ampla e abrangente do conhecimento matemático desenvolvido em diferentes culturas no decorrer da história. |
Resumo em outra língua: | Ethnomodelling proposes a more holistic view of mathematical knowledge by connecting the cultural (emic) and academic (etic) aspects of mathematics. Thus, the combination of both emic and etic approaches enables the translation of problem situations and phenomena present in daily life. This approach makes use of the perspective developed by members of distinct cultural groups. Emic approach is essential for the intuitive understanding of ideas, procedures, and mathematical practices used by the members of diverse cultural groups while the etic approach is important for the comparison, translation and connection to academic mathematics. Thus, this theoretical article aims to present a dialogic approach towards ethnomodeling that combines both emic and etic approaches and seeks a broader and more comprehensive understanding of mathematical knowledge developed in different cultural contexts throughout history. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11381 |
ISSN: | 2594-4673 |
Licença: | A Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/16419>.Acesso em: 27 mar. 2019. |
Aparece nas coleções: | DEEMA - Artigos publicados em periódicos |
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