Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11372
Title: | Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão. |
Other Titles: | Teacher knowledge for the inclusion of students with visual impairment in mathematics classes : analysis of the potential of an extension course. |
Authors: | Martins, Marileny Aparecida Ferreira, Ana Cristina Nunes, Célia Maria Fernandes |
Keywords: | Educação Matemática Inclusiva |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | MARTINS, M. A.; FERREIRA, A. C.; NUNES, C. M. F. Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, p. 880-889, 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/7236>. Acesso em: 19 mar. 2019. |
Abstract: | Apesar de haver, desde a década de 1990, uma maior atenção da comunidade científica e das políticas públicas à inclusão de alunos com deficiência visual nas escolas regulares, não se verifica o mesmo cuidado com a formação dos professores para ensinar Matemática em uma perspectiva inclusiva. Neste artigo, analisa-se a experiência vivida por participantes de um curso de extensão voltado para uma Educação Matemática Inclusiva. O curso envolveu, dentre outras coisas, a vivência em situações matemáticas nas quais os participantes se encontravam temporariamente privados do sentido da visão. A análise dos dados - produzidos por meio de observação dos encontros (diário de campo, gravações em áudio e vídeo), bem como por registros produzidos pelos participantes e por questionário - evidencia indícios de mobilização de saberes pedagógicos voltados para uma prática pedagógica inclusiva bem como o potencial de ações extensionistas para a formação de professores. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11372 |
ISSN: | 2359-2842 |
metadata.dc.rights.license: | Os trabalhos publicados na PEM estão sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: Perspectivas da Educação Matemática (PEM)<http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em: 03 fev. 2017. |
Appears in Collections: | DEEMA - Artigos publicados em periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_SaberesDocentesInclusão.pdf | 705,7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.