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Título: A geração Y e o mercado de trabalho : percepções dos alunos do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense.
Título(s) alternativo(s): Generation y and job market : perceptions of Tourism student of the Federal Fluminense University.
Autor(es): Bittencourt, Flora Thamíris Rodrigues
Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro
Palavras-chave: Gestão de pessoas
People management
Labor market
Tourism Course
Data do documento: 2017
Referência: BITTENCOURT, F. T. R.; CASTRO, C. L. de C. A geração Y e o mercado de trabalho : percepções dos alunos do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, v. XI, n. 2, p. 20-39, dez. 2017. Disponível em: <http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/raoit/article/view/4463>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Resumo: Atualmente, nota-se a busca por um modelo de gestão de pessoas capaz de gerenciar a diversidade presente no espaço laboral. Considera-se que as empresas apresentam uma pluralidade de indivíduos com características distintas, tais como raça, etnia, gênero, idade, que influenciam, de maneira significativa, a dinâmica das gestões. Entre a diversidade, destaca-se a questão das diferenças geracionais presentes no universo das organizações. Trazendo esses aspectos para a realidade do turismo, nota-se o quanto é importante compreender como as gerações, especialmente a Y, estão se inserindo no mercado de trabalho. Assim, objetiva-se com este trabalho analisar as percepções da geração Y com relação ao mercado de trabalho. Para isso , foi realizada uma pesquisa bibliográfica e empírica, de caráter qualitativo, empregando-se o método do grupo focal aplicado com alunos da Universidade Federal Fluminense. Os principais resultados obtidos foram o singular modo de trabalhar da geração Y nas organizações, a incompreensão das demais gerações diante das particularidades e atuações da geração Y no contexto organizacional e o distanciamento existente entre o Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense e a realidade do mercado de trabalho.
Resumo em outra língua: Currently, there is a search for a model of people management that can manage this diversity in the work space. It is considered that companies have a plurality of individuals with different characteristics, such as race, ethnicity, gender, age, among others, which influence significantly the dynamics of its efforts. Bringing these aspects to the reality of Tourism, stands out how important it is to understand how these generations, especially Generation Y, are inserted in the labor market. Thus, the aim of this paper includes researching the perceptions of Generation Y with respect to the labor market. For its fulfillment, a literature and qualitative empirical research was conducted using the method of focus group. The main results were the natural way of working Millennials within organizations, the incomprehension of other generations ahead of the special features and performances of Generation Y in the organizational context and the gap between the Tourism Programme of Universidade Federal Fluminense and reality of the labor market.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11321
ISSN: 1980-6965
Licença: O periódico Observatório de Inovação do Turismo permite a publicação parcial dos trabalhos, desde que identificada a fonte. Fonte: Observatório de Inovação do Turismo <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/oit/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 03 jan. 2017.
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