Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11231
Título: Análise do uso da analogia com o “Pudim de Passas” guiado pelo TWA no ensino do modelo atômico de Thomson : considerações e recomendações.
Autor(es): Ramos, Tatiana Costa
Mozzer, Nilmara Braga
Palavras-chave: Ensino de química
Data do documento: 2018
Referência: RAMOS, T. C.; MOZZER, N. B. Análise do uso da analogia com o “Pudim de Passas” guiado pelo TWA no ensino do modelo atômico de Thomson : considerações e recomendações. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 106-115, maio 2018. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc40_2/07-EQF-27-17.pdf>. Acesso em: 7 mar. 2019.
Resumo: Neste trabalho, analisamos os efeitos do uso do modelo Teaching with Analogies (TWA) sobre a compreensão dos estudantes da analogia entre o “pudim de passas” e o modelo atômico de Thomson. Os dados foram coletados em uma turma de Química do segundo ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Minas Gerais. Foram realizados registros em vídeo e áudio da aula de discussão da analogia, e um questionário foi aplicado após essa intervenção. Utilizamos a análise de conteúdo para categorização das ideias expressas pelos estudantes no questionário. Os resultados evidenciaram que o TWA potencializou o entendimento sobre a relação de similaridade proposta nessa analogia, mas outras lacunas como a pouca familiaridade com o análogo permaneceram. Com base na literatura e nos resultados deste trabalho, apresentamos considerações sobre o TWA e discutimos que a criação, crítica e reformulação de analogias pelos estudantes pode ser uma abordagem promissora para se trabalhar as analogias no ensino de Ciências.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11231
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160111
ISSN: 1678-7064
Licença: A Sociedade Brasileira de Química dá permissão à UFOP para reproduzir no RI/UFOP, uma cópia em formato eletrônico dos artigos completos, sem nenhuma edição e/ou modificação, publicados na revista Química Nova, que tenham como autores seus alunos e/ou professores. Fonte: Email do editor de 17 set. 2013.
Aparece nas coleções:DEQUI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AnáliseUsoAnalogia.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.