Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11133
Título : | Percepção subjetiva de alunos do curso de Educação Física sobre a imagem corporal e variáveis antropométricas de homens adultos. |
Otros títulos : | Subjective perception of Physical Education students on body image and anthropometric variables of adult men. |
Autor : | Silva, Dhioney Mascarenhas da Silva, Rodrigo Pereira da Damasceno, Vinicius de Oliveira Werneck, Francisco Zacaron Coelho, Emerson Filipino Soares, Everton Rocha |
Palabras clave : | Percepção de forma Composição corporal Form perception Body composition |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | SILVA, D. M. da et al. Percepção subjetiva de alunos do curso de Educação Física sobre a imagem corporal e variáveis antropométricas de homens adultos. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, v. 22, n. 3, p. 213-220, 2018. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/33275>. Acesso em: 20 fev. 2019. |
Resumen : | Objetivo: O presente estudo comparou a percepção de discentes do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto sobre a imagem corporal (IC), massa corporal (MC) e percentual de gordura (%G) em fotografias de homens adultos. Material e Métodos: Participaram do estudo 31 discentes de ambos os sexos (22,7 ± 2,9 anos), iniciantes (G-AV1) e concluintes (G-AV2) do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto e 10 voluntários (GMOD; 22,7 ± 3,2 anos), não discentes do curso de Educação Física, não praticantes de exercício físico regular, do sexo masculino, que atuaram como modelos para obtenção de fotografias de corpo inteiro. Resultados: Os resultados não mostraram diferença significativa (p> 0.05) entre a avaliação da IC feita pelo G-AV1 e G-AV2, a partir das fotografias do G-MOD. Não foram encontradas diferenças (p> 0.05) entre a avaliação subjetiva da MC feita pelo G-AV1, G-AV2 e a MC do G-MOD. A avaliação do %G do G-MOD, realizadas pelo GAV1 e G-AV2 foi diferente (p< 0.05) dos valores do G-MOD. Conclusão: Concluiu-se que alunos iniciantes e concluintes do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto têm percepção semelhante para a IC e MC, mas diferente para o %G de homens adultos. |
metadata.dc.description.abstracten: | Objective: This study compared the perception of undergraduate students of the bachelor course in Physical Education at Federal University of Ouro Preto (UFOP) on body image (BI), body mass (BM) and body fat percentage (BF%) through photographs of adult men.Material and Methods: This study included thirty-one students of both sexes (22.7 ± 2.9 years old), freshmen(G-AV1) and seniors(G-AV2) in Physical Education at Federal University of Ouro Preto, and 10 volunteers (G-MOD, 22.7 ± 3.2 years old), non-students of Physical Education, non-practitioners of regular physical exercise, who acted as models for obtaining full-body photographs. Results: The results showed no difference (p> 0.05) between the assessmentof BI made by G-AV1 and G-AV2 participants through G-MOD photographs. No differences (p> 0.05) were found between the subjective evaluation of BM made by G-AV1, G-AV2 and the measured BM of G-MOD. Evaluation of BF% in G-MOD made by G-AV1 and G-AV2 was different (p< 0.05) of measured BF% of G-MOD. Conclusion: Beginning and seniorstudents in Physical Education at Federal University of Ouro Preto have similar perception onBI and BM, but not on BF%, of adult men. |
URI : | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11133 |
metadata.dc.identifier.uri2: | http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/33275 |
ISSN : | 2317-6032 |
Aparece en las colecciones: | DEEFD - Artigos publicados em periódicos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_PercepçãoSubjetivaAlunos.pdf Restricted Access | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.