Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11119
Título: Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência.
Título(s) alternativo(s): Managing challenges of teacher training at graduate level : description of an experience.
Autor(es): Valverde, Thalita Marcolan
Silva, Albená Nunes da
Perez, Denise Alves
Silva, Gabriel Henrique Campolina
Roque, Zulmira Medeiros
Oliveira, Cleida Aparecida de
Palavras-chave: Estágio de docência
Educação superior
Formação de professores
Graduate education
Supervised teaching practice
Data do documento: 2018
Referência: VALVERDE, T. M. et al. Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 67-84, ago./dez. 2017. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/152>. Acesso em: 20 fev. 2019.
Resumo: Este artigo apresenta descrição e análise da prática pedagógica, buscando trazer contribuições ao enfrentamento do desafio da formação docente para o ensino superior. O texto dialoga com elementos acerca da formação docente e com diretrizes da legislação em torno dessa temática, como forma de contextualizar a discussão. No relato da experiência, compartilha-se com o leitor todo o processo de concepção, desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma disciplina de Estágio Didático de um programa de pós-graduação da área biológica na Universidade Federal de Minas Gerais. As conclusões demonstram que é necessário e possível a formação pedagógica em cursos de mestrado e doutorado, aliando as atividades práticas inerentes ao estágio docente em turmas de graduação, com discussões e reflexões teórico-práticas sobre a docência. Esse formato traz benefícios tanto para os alunos da pós-graduação, futuros docentes, quanto para os alunos da graduação.
Resumo em outra língua: This manuscript presents description and analysis of the pedagogical practice, illustrating the challenges of preparing teacher for higher education. The text dialogues with elements concerning teacher training and the guidelines of legislation related to these themes, as a way to contextualize the discussion. Specifically, this description shares with the reader the entire process of design, development, implementation and evaluation of the discipline Supervised Teaching Practice, at a graduate program of the biological area at the Federal University of Minas Gerais, Brazil. The findings show that the pedagogical training is both necessary and possible in all graduate level courses, combining the practical activities inherent to the teaching stage in undergraduate classes, with theoretical-practical discussions and reflections on teaching. That way brings benefits for the graduate students and future teachers as well as the undergraduate students.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11119
ISSN: 2176-4360
Licença: Os trabalhos publicados pela Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores estão sob uma Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores <https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em: 25 fev. 2019.
Aparece nas coleções:DEEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EnfrentadoDesafiosFormação.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.