Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10726
Título: Sistema de controle granulométrico de pelotas de minério de ferro.
Autor(es): Dias, Ítalo da Silva Magalhães
Orientador(es): Souza, Marcone Jamilson Freitas
Guimarães, Frederico Gadelha
Palavras-chave: Gralunometria
Minério de ferro - pelomento
Pelotização
Data do documento: 2018
Membros da banca: Souza, Marcone Jamilson Freitas
Guimarães, Frederico Gadelha
Reis, Agnaldo José da Rocha
Almeida, Silvia Grasiella Moreira
Referência: DIAS, Ítalo da Silva Magalhães. Sistema de controle granulométrico de pelotas de minério de ferro. 2018. 95 f. Dissertação (Mestrado em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: Esta dissertação tem seu foco no estudo de um sistema de controle para um processo de pelotamento de minério de ferro, manipulando variáveis do processo, tais como velocidade de rotação dos tambores de pelotamento, injeção de água e alimentação. O objetivo é propor um controle granulométrico das pelotas e, assim, tornar o processo mais uniforme, evitar retrabalhos, e o consequente aumento de custos operacionais. Para alcançar esse objetivo é analisado o comportamento atual do processo para identificar e quantificar diversas variáveis por meio do Sistema Gerenciador de Informações da Planta e aplicação de testes, tal como resposta ao degrau para obtenção do modelo do processo e, posteriormente, identificar estratégias aplicáveis ao controle e, em seguida, aplicar as melhorias necessárias. Para implantação do sistema proposto são utilizadas ferramentas já existentes na planta, como controladores lógicos, sistema de supervisão e sistema de historiamento. O estudo propõe um controle PID em cascata para maximização de determinada faixa granulométrica. Com a aplicação do controle é alcançado o atendimento a determinado cenário.
Resumo em outra língua: This thesis is focused on a study related to a control system for iron ore pelletizing process, handling process variables, such as drums rotation speed, water addition and feeding. The goal is to propose pellet granulometry control and make the process more uniform, avoiding both reworks and the incremental of operational costs. To achieve this goal is analyzed the actual process behavior to identify and quantify the number of variables using a Plant Information Management System and applying tests, such as step response to get the process model. After that, the strategy applicable for the control are identified and the needed improvements are applied. In order to implement the proposed system, existing tools are used in the plant, such as logic controllers, supervision system and historian system. The study proposes a cascade PID control to maximize a certain granulometric range. With the application of the control, the attendance to a certain scenario is met.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10726
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/02/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece nas coleções:PROFICAM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_SistemaControleGranulométrico.pdf12,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons