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http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10717
Título: | Entrevendo olhares espectrais : as fotografias de vítimas das ditaduras em obras de arte contemporâneas. |
Título(s) alternativo(s): | Glimpsing spectral gazes : the photos of dictatorships victims in contemporary works of art. |
Autor(es): | Santos, Ana Carolina Lima |
Palavras-chave: | Fotografia Arte Memória Ditadura Photography |
Data do documento: | 2018 |
Referência: | SANTOS, A. C. L. Entrevendo olhares espectrais : as fotografias de vítimas das ditaduras em obras de arte contemporâneas. ARS, São Paulo, v. 16, p. 233-259, 2018. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/137293>. Acesso em: 06 fev. 2019. |
Resumo: | Este artigo analisa os catálogos de três exposições apresentadas no Memorial da Resistência de São Paulo que têm como principal material expressivo fotografias de mortos e desaparecidos políticos, vítimas das ditaduras civilmilitares da Argentina, do Brasil e do Chile. “Buena memoria”, de Marcelo Brodsky, “Ausenc’as”, de Gustavo Germano, e “119”, de Cristian Kirby, são examinados pelo modo como mobilizam esses retratos, destacados em suas estratégias próprias. Guardadas as singularidades de cada trabalho, a análise aponta neles uma potência comum: a capacidade de agenciar os olhares encarnados nas imagens, que então podem mirar de volta os espectadores para deles exigir recordação, responsabilização e redenção. |
Resumo em outra língua: | This article aims to analyze three catalogues of exhibitions presented in the Memorial da Resistência de São Paulo that use as main expressive material some photographs of victims of enforced disappearances and murders occurred during the civil-military dictatorships in Argentina, Brazil and Chile. The paper examines “Buena memoria”, by Marcelo Brodsky, “Ausenc’as”, by Gustavo Germano, and “119”, by Cristian Kirby, paying attention to the way each of those artworks mobilize the portraits. Despite their singularities, the three works have something in common: the ability to settle the gazes incarnated in the images, which can look back to the spectators to demand remembrance, liability and redemption. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10717 |
ISSN: | 21780447 |
Licença: | Os trabalhos publicados na Revista ARS estão sob a Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista ARS <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1678-5320&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 fev. 2019. |
Aparece nas coleções: | DEJOR - Artigos publicados em periódicos |
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