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dc.contributor.advisorFranco, Marco Antônio Melopt_BR
dc.contributor.advisorMatos, Daniel Abud Seabrapt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Igor Ariacy Freitas de-
dc.date.accessioned2019-02-07T14:13:45Z-
dc.date.available2019-02-07T14:13:45Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationANDRADE, Igor Ariacy Freitas de. Interface entre ações do subprojeto PIBID-alfabetização e o desempenho de leitura de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental. 2018. 211 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10663-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractAs escolas desempenham um papel de fundamental importância na sociedade. São responsáveis, especialmente, por introduzirem as crianças a um novo mundo, repleto de valiosos conhecimentos e de extraordinárias formas de aprender. Para que a educação possa desempenhar sua função social, por meio da instituição escolar, torna-se fundamental a elaboração e execução de políticas públicas, por parte dos governantes, que atendam a todas as modalidades educacionais. Uma das políticas mais recentes de formação docente com repercussão na educação básica é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Os resultados das ações desse programa, em um contexto escolar específico, se configuram no objeto de estudo desta pesquisa. O estudo buscou analisar os resultados alcançados por um subprojeto do PIBID com foco na alfabetização e realizado por meio do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. O Subprojeto Alfabetização, em conformidade com o programa ao qual faz parte, tem como proposta atuar com crianças identificadas com dificuldades no processo de alfabetização em duas escolas públicas, sendo uma no município de Mariana e outra no município de Ouro Preto, ambas no estado de Minas Gerais. O modelo de pesquisa adotado foi o estudo de caso, sendo este desenvolvido por meio das abordagens quantitativa e qualitativa. Na abordagem quantitativa, tratou-se dos dados coletados ao longo do período de quatro anos da execução do projeto. Esses dados são resultantes da aplicação de testes de leitura realizados uma vez ao ano com alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental I. Os dados quantitativos foram analisados por meio de instrumentos estatísticos descritivos, de testes de normalidade, de testes para verificação de suposição de igualdade e de medidas para mensuração do tamanho do efeito entre amostras. A abordagem qualitativa se refere aos dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com professoras das escolas de educação básica que participaram do projeto. Quanto aos resultados, no que tange à abordagem quantitativa, foi possível identificar que ocorreram evoluções estatisticamente significativas no que se refere ao processo de aquisição de leitura por parte do conjunto de alunos ao longo do período estabelecido para observação, na pesquisa. Em relação aos resultados relacionados à abordagem qualitativa, foi possível identificar nas falas das professoras entrevistadas que o Subprojeto Alfabetização, ao longo de sua execução, provocou mudanças significativas no trabalho pedagógico das escolas. Conforme os resultados das entrevistas, percebemos que o desempenho dos alunos em relação à leitura teve um aumento relevante, reduzindo a quantidade de crianças com dificuldades no seu aprendizado. Além disso, observou-se que várias atividades de leitura, propostas pelos estudantes de pedagogia, passaram a fazer parte do cotidiano das escolas. Considerando que muitas são as variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem escolar, não seria possível afirmar que o Subprojeto Alfabetização tenha sido o único responsável pela melhora no desempenho de leitura das crianças. Porém, é possível dizer, tanto pelos resultados estatísticos, quanto pelas falas das professoras entrevistadas, que as ações do PIBID contribuíram para a melhoria no desempenho da leitura dos alunos e que, de alguma maneira, provocaram mudanças nas práticas pedagógicas das professoras das escolas participantes desta pesquisa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - formaçãopt_BR
dc.subjectEducação - aspectos políticospt_BR
dc.subjectPrograma institucional de bolsos de iniciação á docênciapt_BR
dc.titleInterface entre ações do subprojeto PIBID-alfabetização e o desempenho de leitura de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 05/02/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeFranco, Marco Antônio Melopt_BR
dc.contributor.refereeMatos, Daniel Abud Seabrapt_BR
dc.contributor.refereeTripodi, Maria do Rosário Figueiredopt_BR
dc.contributor.refereeMonteiro, Sara Mourãopt_BR
dc.description.abstractenSchools play a fundamental role in society. They are especially responsible for introducing children to a new world, full of valuable knowledge and extraordinary ways of learning. In order for education to fulfill its social function, through the school institution, the development and implementation of public policies by government officials, which meet all educational modalities, is fundamental. One of the most recent teacher formation’s policies, with repercussions in basic education is the Institutional Scholarship Program (PIBID). The results of this program, in a specific school context, are configured on this research’s object of study. The study sought to analyze the results achieved by a PIBID subproject focusing on literacy, carried through the Department of Education of the Federal University of Ouro Preto. The Literacy Subproject, in accordance with the program to which it is a part, has as its proposal to work with children identified with difficulties in the literacy process in two public schools, one in the municipality of Mariana and another in the municipality of Ouro Preto, both in the state of Minas Gerais. The research model adopted was the case study, developed through quantitative and qualitative approaches. In the quantitative approach, the data collected during the four-year period of the project's execution was treated. These data are the result of the application of reading tests carried out once a year with students from the first to the third year of elementary school I. The quantitative data were analyzed through descriptive statistical instruments, normality tests, essay verification tests and measures of effect size between samples. The qualitative approach refers to the data collected through semistructured interviews with teachers from the basic education schools that took part on the project. As to the results, regarding the quantitative approach, it was possible to identify that there were statistically significant evolutions about the process Reading acquisition by the group of students over the period established for observation, in the research. Regarding the results related to the qualitative approach, it was possible to identify in the interviewees' statements that the Literacy Subproject, during its execution, caused significant changes in the pedagogical work of schools. According to the results of the interviews, we noticed that the performance of students in relation to reading had a relevant development, reducing the number of children with difficulties in their learning. In addition, it was observed that several reading activities, proposed by pedagogy students, became part of the daily life of schools. Considering that there are many variables that interfere in the teaching and learning process, it could not be affirmed that the Literacy Subproject alone was responsible for the improvement in the children’s reading performance. However, it is possible to be said, both by the statistical results and by the interviewd teachers’ statements, that the actions of the PIBID contributed to the improvement of the the students’ reading performance and that, somehow, caused changes in the pedagogical practices of the participating school teachers on this research.pt_BR
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