Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10639
Título: Um estudo para o aumento da eficiência energética em bombas de vácuo de anel líquido aplicadas na indústria de pelotização de minério de ferro através da instrumentação e de estratégias de controle.
Título(s) alternativo(s): Study for increase energetic efficiency in liquid ring vacuum pumps applied in the iron ore pelletizing industry through instrumentation and control strategies.
Autor(es): Alves, Ronan Francis Barbosa
Orientador(es): Reis, Agnaldo José da Rocha
Silva, Sávio Augusto Lopes da
Palavras-chave: Bombas de vácuo de anel líquido
Eficiência energética
Filtragem
Instrumentação
Pelotização
Data do documento: 2018
Membros da banca: Reis, Agnaldo José da Rocha
Silva, Sávio Augusto Lopes da
Euzebio, Thiago Antonio Melo
Almeida, Silvia Grasiella Moreira
Referência: ALVES, Ronan Francis Barbosa. Um estudo para o aumento da eficiência energética em bombas de vácuo de anel líquido aplicadas na indústria de pelotização de minério de ferro através da instrumentação e de estratégias de controle. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: Para aumentar a margem de lucro nos processos industriais, não basta manufaturar um alto volume de produção e ter um preço elevado para garantir uma elevada receita. Também é necessário reduzir os custos de produção e os desperdícios para buscar a excelência no mercado extremamente competitivo e garantir a sobrevivência perante aos concorrentes. O processo de Filtragem por filtros de discos rotativos em usinas de Pelotização, geralmente é o terceiro maior consumidor de energia elétrica entre os processos unitários. As bombas de vácuo de anel líquido são protagonistas e responsáveis por mais de 70% deste elevado consumo. A eficiência de uma bomba de vácuo e do processo de Filtragem estão diretamente associados ao bom funcionamento das bombas e para isso é necessária a garantia dos parâmetros de trabalho adequados para fornecer a melhor performance possível. Na maioria dos processos de Filtragem, não existem instrumentos básicos para monitoramento das condições de operação das bombas de vácuo. Desta forma, este trabalho visa não apenas descrever as melhores condições para aumento do desempenho em bombas de vácuo de anel líquido, mas também propõe os instrumentos e controles necessários para garantir a eficiência funcional e energética destes equipamentos.
Resumo em outra língua: To increase the profit margin in industrial processes, it is not enough to manufacture a high volume of production and to have a high price to guarantee a high revenue. It is also necessary to reduce production costs and waste to seek excellence in the extremely competitive market and ensure survival to competitors. The process of Filtration by rotary disc filters in Pelletizing plants is generally the third largest consumer of electricity. Liquid ring vacuum pumps are responsible for more than 70% of this high consumption. The efficiency of a vacuum pump and the filtration process are directly associated with the proper functioning of the pumps and for this it is necessary to guarantee the adequate working parameters to provide the best possible performance. In most Filtering processes, there are no basic instruments for monitoring the operating conditions of the vacuum pumps. In this way, this work aims not only to describe the best conditions to increase performance in liquid ring vacuum pumps, but also proposes the necessary instruments and controls to guarantee the functional and energetic efficiency of these equipments.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10639
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/01/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PROFICAM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_EstudoAumentoEficiência.pdf2,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons