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Título: Programa etnomatemática e estudos surdos : interlocuções na educação estatística de alunos surdos em uma escola pública inclusiva.
Autor(es): Cardoso, Pablo Ricardo
Orientador(es): Torisu, Edmilson Minoru
Palavras-chave: Educação matemática
Estatística educacional
Surdos - educação
Etnomatemática
Data do documento: 2018
Membros da banca: Campos, Regina Célia Passos Ribeiro de
Reis, Frederico da Silva
Torisu, Edmilson Minoru
Referência: CARDOSO, Pablo Ricardo. Programa etnomatemática e estudos surdos : interlocuções na educação estatística de alunos surdos em uma escola pública inclusiva. 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: O objetivo desse estudo é investigar as contribuições de um conjunto de atividades voltadas à Educação Estatística de estudantes Surdos e ouvintes. Essas atividades foram desenvolvidas durante treze encontros numa turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Belo Horizonte. As atividades foram elaboradas com o propósito de desenvolver a literacia, o raciocínio e o pensamento estatístico dos estudantes. Além da Educação Estatística, dois outros campos de investigação compuseram a fundamentação teórica desse estudo: os Estudos Surdos em educação e o Programa Etnomatemática. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: observação dos alunos Surdos e ouvintes durante oito aulas, diário de campo, questionários inicial e final com os oitos alunos Surdos, entrevistas com a intérprete de Libras e com os dois professores de Matemática que trabalharam com a turma, registro dos treze encontros em áudio e vídeo e registro documental da produção dos estudantes Surdos. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação com observação participante. Os resultados mostram que a dimensão política da Etnomatemática está presente na educação de Surdos e que as relações entre Surdos e ouvintes e entre professor e estudante Surdos sofre por causa da alienação dos profissionais da educação a respeito das particularidades da surdez e da Cultura Surda. Além disso, os resultados se alinham às discussões dos Estudos Surdos, uma vez que apontam as potencialidades dos estudantes Surdos, a necessidade de se repensar o currículo e a importância da valorização da Libras na comunidade escolar. Por fim, os resultados também trouxeram contribuições relacionadas à Educação Estatística dos estudantes Surdos. Esses alunos demonstraram criticidade ao discutir a origem e a veracidade de dados estatísticos, confrontar informações apresentadas em gráficos com a realidade à sua volta e discutir o significado de dados estatísticos. A partir dessa pesquisa, um produto educacional foi construído para descrever as atividades estatísticas, divulgar os resultados e oferecer sugestões a professores que trabalhem em turmas de alunos Surdos e ouvintes.
Resumo em outra língua: The purpose of this study is to investigate the contributions of a set of activities oriented towards the Statistical Education of Deaf and hearing students. These activities were developed during thirteen meetings in a High School twelfth grade class at a state public school in Belo Horizonte city. The activities were elaborated with the purpose of developing the students' statistical literacy, reasoning and thinking. In addition to Statistical Education, two other fields of research comprised the theoretical basis of this study: the Deaf Studies in Education and the Ethnomathematics Program. Data collection instruments were: observation of Deaf and hearing students during eight classes, a field diary, initial and final questionnaires with the eight Deaf students, interviews with the Brazilian Sign Language (Libras) interpreter and with the two mathematics teachers who worked with the group, audio and video record of thirteen meetings and documentary record of the Deaf students’ productions. The methodology adopted was action research with participant observation. The results show that the political dimension of Ethnomathematics is present in the education of the Deaf. Moreover, they show that hearing-Deaf students’ and teacher-Deaf students’ relations suffer because of the alienation of education professionals regarding the particularities of deafness and the Deaf Culture. In addition, the results are aligned with the discussions of the Deaf Studies, since they point out the potential of Deaf students, the need to rethink the curriculum and the importance of the appreciation of Libras in the school community. Finally, the results also brought contributions related to the Statistical Education of Deaf students. These students demonstrated criticity while discussing the source and veracity of statistical data, comparing graphical information with the reality around them, and discussing the meaning of statistical data. From this research, an educational product was built to describe the set of statistical activities, disseminate the results and offer suggestions to teachers working with groups of Deaf and hearing students.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10599
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/12/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado profissional (Dissertações)

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