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dc.contributor.advisorPaula, Geraldo Donizetti dept_BR
dc.contributor.advisorRibas, Rovadávia Aline de Jesuspt_BR
dc.contributor.authorMendes, Thales José-
dc.date.accessioned2018-12-07T12:19:06Z-
dc.date.available2018-12-07T12:19:06Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMENDES, Thales José. Análise da flambagem local da alma em longarinas no sistema misto aço e concreto de pontes rodoviárias. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Construção Metálica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10581-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Construção Metálica. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractAs estruturas mistas aço e concreto agregam dois materiais distintos, utilizando o melhor de suas resistências nas longarinas de pontes rodoviárias. O estudo apurado da flambagem local da alma nos perfis de aço com alma esbelta busca um dimensionamento econômico. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é analisar a flambagem local da alma em longarinas constituídas por perfis I soldados sob lajes de concreto, de uma ponte rodoviária. A norma AASHTO é base para a análise numérica de um modelo de ponte, que é verificada pelo Método dos Elementos Finitos por meio do software Structural Analysis Programs (STRAP), resultando em um estudo da flambagem local da alma de grande confiabilidade. Aplicando-se enrijecedores nos perfis de alma esbelta, tem-se que o peso da longarina mostra-se 20 % menor do que os perfis de aço com alma não esbelta e isento de enrijecedores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectPontes e viadutospt_BR
dc.subjectEstruturas metálicaspt_BR
dc.subjectEstrutura mistapt_BR
dc.subjectAnálise númericapt_BR
dc.subjectFlambagem local de almapt_BR
dc.titleAnálise da flambagem local da alma em longarinas no sistema misto aço e concreto de pontes rodoviárias.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/07/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.pt_BR
dc.contributor.refereePaula, Geraldo Donizetti dept_BR
dc.contributor.refereeRibas, Rovadávia Aline de Jesuspt_BR
dc.contributor.refereeSouza, Flávio Teixeira dept_BR
dc.contributor.refereeOliveira, Cláudio Ernani Martinspt_BR
dc.description.abstractenThe composite steel and concrete structures add two different materials, using the best of their resistances in beams of road bridges. The accurate study of the local web buckling in the steel sections with slender web looks for an economic dimensioning. In this context, the objective of this work is to analyze the local web buckling in longitudinal beams made up of I welded sections under concrete slabs of a road bridge. The AASHTO standard is the basis for the numerical analysis of a bridge model, which is verified by the Finite Element Method using Structural Analysis Programs (STRAP) software, resulting in a study of local web buckling great reliability. By applying stiffeners to the slender web sections, the weight of the stringer is shown to be 20 % less than steel sections with a non-slender web and stiffeners free.pt_BR
Aparece nas coleções:MECOM - Mestrado (Dissertações)

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