Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10581
Título: Análise da flambagem local da alma em longarinas no sistema misto aço e concreto de pontes rodoviárias.
Autor(es): Mendes, Thales José
Orientador(es): Paula, Geraldo Donizetti de
Ribas, Rovadávia Aline de Jesus
Palavras-chave: Pontes e viadutos
Estruturas metálicas
Estrutura mista
Análise númerica
Flambagem local de alma
Data do documento: 2018
Membros da banca: Paula, Geraldo Donizetti de
Ribas, Rovadávia Aline de Jesus
Souza, Flávio Teixeira de
Oliveira, Cláudio Ernani Martins
Referência: MENDES, Thales José. Análise da flambagem local da alma em longarinas no sistema misto aço e concreto de pontes rodoviárias. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Construção Metálica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: As estruturas mistas aço e concreto agregam dois materiais distintos, utilizando o melhor de suas resistências nas longarinas de pontes rodoviárias. O estudo apurado da flambagem local da alma nos perfis de aço com alma esbelta busca um dimensionamento econômico. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é analisar a flambagem local da alma em longarinas constituídas por perfis I soldados sob lajes de concreto, de uma ponte rodoviária. A norma AASHTO é base para a análise numérica de um modelo de ponte, que é verificada pelo Método dos Elementos Finitos por meio do software Structural Analysis Programs (STRAP), resultando em um estudo da flambagem local da alma de grande confiabilidade. Aplicando-se enrijecedores nos perfis de alma esbelta, tem-se que o peso da longarina mostra-se 20 % menor do que os perfis de aço com alma não esbelta e isento de enrijecedores.
Resumo em outra língua: The composite steel and concrete structures add two different materials, using the best of their resistances in beams of road bridges. The accurate study of the local web buckling in the steel sections with slender web looks for an economic dimensioning. In this context, the objective of this work is to analyze the local web buckling in longitudinal beams made up of I welded sections under concrete slabs of a road bridge. The AASHTO standard is the basis for the numerical analysis of a bridge model, which is verified by the Finite Element Method using Structural Analysis Programs (STRAP) software, resulting in a study of local web buckling great reliability. By applying stiffeners to the slender web sections, the weight of the stringer is shown to be 20 % less than steel sections with a non-slender web and stiffeners free.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Construção Metálica. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10581
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/07/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece nas coleções:MECOM - Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_AnáliseFlambagemLocal.pdf3,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons