Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10570
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorCampos, Dilhermando Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorDias, Bruno de Almeida-
dc.date.accessioned2018-11-28T14:41:11Z-
dc.date.available2018-11-28T14:41:11Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationDIAS, Bruno de Almeida. Impactos da adoção do ENEM para os alunos que iniciam cursos de ciências exatas. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10570-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo foi desenvolvido na Linha de Pesquisa 1 - Educação Matemática Superior, Informática Educacional e Modelagem Matemática do Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Nossa hipótese de trabalho é que existe uma relação entre o formato da prova de seleção dos calouros, no caso, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), e as dificuldades apresentadas pelos alunos na disciplina de Cálculo I. Partindo dessa hipótese, utilizamos uma base documental constituída de questões do Novo ENEM, do antigo vestibular da UFOP e das listas de exercícios de dois professores da disciplina de Cálculo I do DEMAT/UFOP com o objetivo de observar semelhanças e diferenças entre esses conjuntos de questões. Os resultados evidenciaram uma similaridade entre as questões do antigo vestibular da UFOP e as listas dos professores, mostrando que apesar da mudança no processo seletivo com a adoção do ENEM e adesão da UFOP ao SISU, as ementas das disciplinas e as expectativas dos professores em relação aos conhecimentos prévios que os alunos têm ao ingressar na Universidade parecem estar mais ligados ao antigo formato de processo seletivo do que ao atual.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectExame vestibularpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleImpactos da adoção do ENEM para os alunos que iniciam cursos de ciências exatas.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/11/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeCampos, Dilhermando Ferreirapt_BR
dc.contributor.refereeFerreira, Maria Cristina Costapt_BR
dc.contributor.refereeMoreira, Plínio Cavalcantipt_BR
dc.description.abstractenThis study was developed in Research Line 1 - Higher Mathematics Education, Educational Informatics and Mathematical Modeling of the Professional Masters in Mathematics Education of the Federal University of Ouro Preto (UFOP). Our working hypothesis is that there is a correlation between the format of the entrance exam, in this case ENEM (Nacional High School Exam), and the difficulties presented by the students in the discipline of Calculus I. Starting from this hypothesis, we used a documentary base consisting of questions from the New ENEM, the former UFOP entrance exam and lists of exercises used by two professors of Calculus I in DEMAT/UFOP. The objective was to observe similarities and differences between these sets of questions. The results showed a similarity between questions from the former UFOP’s entrance exam and the lists of exercises used by the professors, showing that in spite of the change in the selection process, with the adoption of the ENEM and UFOP’s adherence to the Unified Selection System, the syllabus and professors’ expectations regarding previous knowledge students should have when entering the University, seem to be more related to the former selective process than the current one.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ImpactosAdoçãoENEM.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_ImpactosAdoçãoENEM.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons