Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10536
Título: Estado da arte de medidas de desempenho de algoritmos de otimização multiobjetivo.
Autor(es): Silva, Jefferson Barbosa Amorim
Santos, Thiago Fontes
Xavier, Sebastião Martins
Palavras-chave: Modelagem matemática
Data do documento: 2017
Referência: SILVA, J. B. A.; SANTOS, T. F.; XAVIER, S. M. Estado da arte de medidas de desempenho de algoritmos de otimização multiobjetivo. Revista de Matemática de Ouro Preto, v. 4, n. 1, p. 66-100, 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/rmat/article/view/1133>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Resumo: Em problemas de otimização multiobjetivo é comum o uso de procedimentos algorítmicos para se encontrar uma aproximação do conjunto solução, uma vez que determinar o conjunto exato de soluções é, em geral, inviável. Diante disso, com a popularização destes procedimentos nas ultimas décadas é necessário distinguir, conforme for o objetivo do algoritmo, a qualidade das aproximações de tais procedimentos. As medidas existentes focam-se em duas características principais, a saber, 1) Convergência e 2) Distribuição das soluções. Dificilmente uma única métrica irá medir todos os aspectos mencionados acima. Além disso, para avaliar alguns desses aspectos é necessário o conhecimento do conjunto exato, e essa informação normalmente, não está disponível. Associado a isso, espera-se que tais medidas tenham um custo computacional baixo. Esta proposta visa estudar as mais diversas medidas, reunindo as principais delas em um único artigo, fazendo um comparativo entre as mesmas. Iremos estabelecer o estado da arte nessa área de pesquisa em otimização.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10536
ISSN: 22378103
Licença: Os trabalhos publicados pela RMAT - Revista de Matemática estão licenciados licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Fonte: RMAT - Revista de Matemática . Disponível em: <http://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/rmat/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 jun. 2018.
Aparece nas coleções:DEMAT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EstadoArteMedidas.pdf353,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.