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Título: Descolonialidade, performance e diáspora africana no interior do Brasil : sobre transições identitárias e capilares entre estudantes da UNILAB.
Título(s) alternativo(s): Decoloniality, performance and african diaspora in the hinterland of Brazil : on identity and capillary transitions among UNILAB students.
Autor(es): Souza, Ana Lucia Silva
Muniz, Kassandra da Silva
Palavras-chave: Language
Identities
Migration
Linguagem
Diáspora
Data do documento: 2017
Editora / Evento / Instituição: SOUZA, A. L. S.; MUNIZ, K. da S. Descolonialidade, performance e diáspora africana no interior do Brasil : sobre transições identitárias e capilares entre estudantes da UNILAB. L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 18, p. 80-101, 2017. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/27016>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Resumo: Este artigo tem como objetivo tensionar o campo da linguagem, especificamente da linguística aplicada, por meio da possibilidade de estabelecer relação entre identidades, africanidades e diáspora. A partir de uma visão de linguagem dialógica, que tem o discurso como forma de ação sobre o outro, sobre si mesmo e sobre o mundo, vamos discutir o contexto de formação de um grupo de facebook formado dentro da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab em meados de 2015. O grupo, autointitulado Afro-Unilab, teve como objetivo agregar estudantes de diferentes países africanos em torno da temática do cabelo e da possibilidade de usá-lo em seu estado natural. Para a análise temos como corpus depoimentos da idealizadora do grupo e algumas postagens a que tivemos acesso e que trazem questões como violências vividas, empoderamento feminino negro enfrentamento ao racismo na cidade de Redenção, cidade onde estudam as participantes, bem como dentro da própria universidade. Mais do que uma assimilação ao movimento crespo fortemente presente entre a juventude negra feminina, havia a necessidade de buscar responder o que significava ser uma estudante africana negra em uma cidade conhecida por ser a primeira a "abolir" a escravidão no Brasil. Nesse sentido, este artigo busca não dar respostas prontas a esses enfrentamentos, mas mostrar como um movimento feito no interior de uma cidade do Nordeste brasileiro indica-nos questões como migração, interculturalidade e o processo identitário.
Resumo em outra língua: This article has as an objective to stress the field of language, specifically applied linguistics, through the possibility of establishing a relationship between identities, Africanities and Diaspora. From a view of dialogic language, which has discourse as a form of action on the other, about itself and the world, we will discuss the context of formation of a group of facebook formed within University of International Integration of the Afro-Brazilian Lusofony - Unilab in the middle of 2015. The group, titled Afro-Unilab, initially had as its objective to bring together students from different African countries around the thematic of hair and the possibility of wearing it in its natural state. For the analysis we have as corpus testimonials of the idealizer of the group and some posts to which we had access and that bring questions like violence experienced, as black female empowerment, confrontation with racism in the city of Redenção, a cutywhere participants study, as well as within the university. More than an assimilation to the strongly present movement among black female youth, there was a need to seek to answer what it meant to be a black African student in a city known for being the first to "abolish" slavery in Brazil. In this sense, this article seeks not to give ready responses to these confrontations but to show how a movement made in the interior of a city in the Brazilian Northeast indicates issues such as migration, interculturality and the process of identity.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10494
ISSN: 21794790
Licença: Os trabalhos publicados pelo Cadernos de Linguagem e Sociedade (L&S) estão sob licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Cadernos de Linguagem e Sociedade <http://periodicos.unb.br/index.php/les/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 jun. 2018.
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