Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10493
Título: Hidden features in global knowledge production : (re)positioning theory and practice in academic writing.
Título(s) alternativo(s): Características ocultas na produção de conhecimento global : (re)posicionando teoria e prática na escrita acadêmica.
Autor(es): Windle, Joel Austin
Palavras-chave: Epistemology
Critical applied linguistics
Globalisation
Postcolonial theory
Epistemologia
Data do documento: 2017
Referência: WINDLE, J. A. Hidden features in global knowledge production : (re)positioning theory and practice in academic writing. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 17, n.2, p. 355-378, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1984-63982017005002102&script=sci_abstract>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Resumo: A key challenge for applied linguistics is how to deal with the historical power imbalance in knowledge production between the global north and south. A central objective of critical applied linguistics has been to provide new epistemological foundations that address this problem, through the lenses of post-colonial theory, for example. This article shows how the structure of academic writing, even within critical traditions, can reinforce unequal transnational relations of knowledge. Analysis of Brazilian theses and publications that draw on the multiliteracies framework identifies a series of discursive moves that constitute “hidden features” (STREET, 2009), positioning “northern” theory as universal and “southern” empirical applications as locally bounded. The article offers a set of questions for critical reflection during the writing process, contributing to the literature on academic literacies.
Resumo em outra língua: Um dos principais desafios da Linguística Aplicada é como lidar com o desequilíbrio de poder entre os países do “norte” e do “sul” global na produção de conhecimento. Um objetivo central da Linguística Aplicada Crítica tem sido providenciar novas bases epistemológicas para enfrentar esse problema, por meio de perspectivas pós-coloniais, por exemplo. Este artigo mostra como a estrutura da escrita acadêmica, mesmo dentro de tradições críticas, pode reforçar relações de conhecimento desiguais. A análise de teses e publicações brasileiras que se apoiam no quadro teórico dos multiletramentos identifica uma série de movimentos discursivos que configuram “elementos ocultos” (STREET, 2009), posicionando a teoria do “norte” como universal e aplicações empíricas no “sul” como localmente restritas. O artigo oferece um conjunto de perguntas para reflexão crítica durante o processo de escrever, contribuindo à literatura sobre letramentos acadêmicos.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10493
ISSN: 19846398
Licença: Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Linguística Aplicada <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_serial&pid=0003-2573&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 06 fev. 2017.
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_HiddenFeaturesGlobal.pdf279,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.