Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10418
Título: Detecção do comprimento do período adequado de aquecimento em modelos de simulação a tempo discreto.
Autor(es): Duarte, Anderson Ribeiro
Norato, Hélida Mara Gomes
Silva, Victor Ferreira da
Oliveira, Fernando Luiz Pereira
Palavras-chave: Períodos de aquecimento
Sistemas de filas
Cruzamento Iterado das médias
Controle estatístico de processo
Data do documento: 2016
Referência: DUARTE, A. R, et al. Detecção do comprimento do período adequado de aquecimento em modelos de simulação a tempo discreto. Inovae - Journal of Engineering and Technology Innovation, São Paulo, v. 4, p. 12-29, 2016. Disponível em: <http://www.revistaseletronicas.fmu.br/index.php/inovae/article/view/522>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Resumo: Este artigo tem o objetivo de comparar dois procedimentos utilizados para detecção do comprimento adequado de períodos de aquecimento (warm-up) em modelos de simulação para sistemas de filas. Os modelos de simulação para sistemas de filas visam reproduzir fluxos para sistemas de fila. Entretanto, ao obter estimativas para determinados parâmetros de interesse, associados a estes sistemas, é possível que tais estimativas sejam comprometidas pela presença de algum viés associado à falta de estacionariedade na série temporal obtida ao longo do procedimento de simulação. Existem diversas técnicas para avaliação do período adequado de warm-up em sistemas de filas presentes na literatura, algumas destas técnicas são baseadas em procedimentos estatísticos. Neste trabalho estamos interessados em utilizar dois métodos de detecção de períodos de aquecimento, visando uma comparação e análise de qualidade de resultados obtidos.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10418
ISSN: 23577797
Licença: Os trabalhos publicados pelo periódico Journal of Engineering, Architecture and Technology Innovation estão sob licença Creative Commons Attribution-NonCommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Journal of Engineering, Architecture and Technology Innovation <http://www.revistaseletronicas.fmu.br/index.php/inovae/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 jun. 2018.
Aparece nas coleções:DEEST - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DetecçãoComprimentoPeríodo.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.