Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10415
Título: Competencies as resources for responsible subversive mathematics teachers programs.
Título(s) alternativo(s): Competências como recursos para programas de professores de matemática subversivamente responsáveis.
Autor(es): Rosa, Milton
Orey, Daniel Clark
Kistemann Junior, Marco Aurélio
Palavras-chave: Creative insubordination
Ethnomathematics
Etnomatemática
Insubordinação criativa
Data do documento: 2017
Referência: ROSA, M. et al. Competencies as resources for responsible subversive mathematics teachers programs. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 7, p. 108-130, 2018. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/revista/index.php/ripem/article/view/1234>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Resumo: The main objective of this theoretical essay is to present suggestions for competencies that should be cultivated by mathematics teachers. We present a possibility of creative insubordination and responsible subversive pedagogical action, which can be critical in the development of teachers, in both teacher education programs1 and professional development courses2. We also introduce the definitions that will help to understand how teachers can act, do it differently and, hopefully, make a difference. We also present aspects of responsible subversion in mathematics teacher education programs rooted in ethnomathematical perspectives. Our theoretical references are Ubiratan D’Ambrosio, Beatriz D’Ambrosio, Celi Espasandin Lopes, Philippe Perrenoud e Paulo Freire.
Resumo em outra língua: O objetivo principal deste ensaio teórico é apresentar sugestões de competências que devem ser cultivadas pelos professores de matemática. Apresentamos uma possibilidade de Insubordinação Criativa e Ação Pedagógica Subversiva Responsável, que pode ser crítica no desenvolvimento dos professores, nos cursos de formação ou de desenvolvimento profissional. Também intoduzimos as definições que nos auxiliarão a entender como os professores podem agir de forma diferente e, esperançosamente, fazer a diferença. Apresentamos também os Aspectos de Subversão Responsável em Programas de Educação de Professores de Matemática arraigados em perspectivas etnomatemáticas. Nossos referenciais teóricos são Ubiratan D'Ambrosio, Beatriz D'Ambrosio, Celi Espasandin Lopes, Philippe Perrenoud, and Paulo Freire.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10415
Link para o artigo: http://www.sbem.com.br/revista/index.php/ripem/article/view/1234
ISSN: 22380345
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CompetenciesResoucesResponsible.pdf
  Restricted Access
520,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.