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Título: Letramento literário e bibliotecas escolares : uma pesquisa exploratória no município de Ouro Preto.
Autor(es): Campos, Cleide de Araújo
Orientador(es): Corrêa, Hércules Tolêdo
Palavras-chave: Letramento
Biblioteca escolar
Leitura
Data do documento: 2017
Membros da banca: Jorge, Gláucia Maria dos Santos
Souza, Renata Junqueira de
Corrêa, Hércules Tolêdo
Referência: CAMPOS, Cleide de Araújo. Letramento literário e bibliotecas escolares : uma pesquisa exploratória no município de Ouro Preto. 2017. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar o uso das bibliotecas escolares para o letramento literário de alunos de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ouro Preto. Para isso, realizamos um estudo em duas escolas de Ensino Fundamental. Participaram da pesquisa oito professoras, sendo seis professoras regentes e duas em readaptação funcional, responsáveis pelas bibliotecas dessas escolas. Os dados coletados foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com as docentes, documentos e observações pontuais do ambiente escolar. O embasamento teórico-metodológico da pesquisa está alicerçado em trabalhos como os de Soares (1998), Paulino (2001), Cosson (2006), Souza (2009) e Corrêa (2016). Dentre os principais resultados encontrados destacam-se: 1) Constatação de que apenas 37% das escolas da Rede Municipal de Ouro Preto que atendem ao Ensino Fundamental possuem bibliotecas e de que inexiste uma política de bibliotecas ou de leitura no município. 2) Existência de uma nova concepção de biblioteca entre as professoras investigadas, pensada como um lugar de interação, movimento, divulgação de informações, cultura, lazer, entretenimento, invenção e circulação da informação. 3) Identificação de três tipos gerais de práticas de letramento literário empregadas pelas professoras em sala de aula: a) práticas de letramento literário com intuito de alfabetizar (fins utilitaristas e pedagógicos); b) práticas de letramento literário abordando questões ligadas a temas transversais (fins morais); c) práticas de letramento literário com a intenção do deleite e da fruição.4) Nas duas escolas investigadas as bibliotecas, mesmo com as devidas limitações, têm funcionado como espaços destinados à realização de atividades de letramento literário e de estímulo à leitura. Ficou evidenciado que as bibliotecas são locais valorizados pelos docentes e nos quais as crianças gostam de estar. Os principais usos da biblioteca para o letramento literário foram: a) horários específicos para o desenvolvimento de atividades para garantir que as crianças frequentem a biblioteca e para que as professoras desenvolvam práticas de letramento literário. b) Realização de eventos culturais envolvendo a leitura e leitura literária com forte participação das famílias. Por fim, espera-se que os resultados deste estudo tenham contribuído para evidenciar que é preciso e urgente inserir a biblioteca escolar na pauta das discussões sobre a melhoria do ensino e a formação de leitores em Ouro Preto e no Brasil.
Resumo em outra língua: This research aimed to investigate the usage of school libraries to the literary literacy of students at Ouro Preto Municipal Primary School. Thus, a study was conducted at two primary schools. Eight teachers, six regents and two in functional realignment, in charge of the libraries of these schools, participated of this research. The data collected was obtained from semi-structured interviews with the docents, documents and punctual observation of the school environment. The theoretical and methodological framework for this study was built from works such as those of Soares (1998), Paulino (2001), Cosson (2016), Souza (2009) and Corrêa (2017). Among the main results found, there can be highlighted: 1) The confirmation that only 37% of Ouro Preto Municipal Schools of Primary Education have libraries and that there is not a library or reading policy in the city. 2) The existence of a new conception of library between the investigated teachers, thought as a place of interaction, dynamics, and information sharing, culture, leisure, invention and information flow. 3) Identification of three kinds of literary literacy practice applied by the teachers in class: a) literary literacy practices in order to alphabetize (utilitarian and pedagogical purposes); b) literary literacy practices regarding questions about transversal themes (moral purposes); c) literary literacy practices to achieve enjoyment and fruition. 4) Both of the investigated schools libraries, even with their limitations, have functioned as a space where literary literacy activities and encouragement of reading take place. It was evidenced that the libraries are places which are valued by the teachers and in where children like to be. The main usages of the library for the literary literacy were: a) specific schedules for the development of activities to guarantee that children would frequent the library and for the teachers to conduct practices of literary literacy. b) Accomplishment of cultural events regarding reading and literary reading with a strong participation of the families. Lastly, it is expected that the results of this study help to contribute to evidence that it is required and urgent to insert the school library in the discussions about education improvement and readers formation in Ouro Preto and in Brazil.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10400
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/10/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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