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Título: Políticas públicas e outra perspectiva de avaliação : uma abordagem antropológica.
Título(s) alternativo(s): Public policies and other evaluation perspective : an anthropological approach.
Autor(es): Gussi, Alcides Fernando
Oliveira, Breynner Ricardo de
Palavras-chave: Metodologia em avaliação
Epistemologia
Evaluation methodology
Epistemology
Data do documento: 2016
Referência: GUSSI, A. F.; OLIVEIRA, B. R. de. Políticas públicas e outra perspectiva de avaliação : uma abordagem antropológica. Desenvolvimento em Debate, v. 4, n. 1, p. 83-101, 2016. Disponível em: <http://desenvolvimentoemdebate.ie.ufrj.br/pdf/dd_v_4_1_Gussi_Oliveira.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Resumo: Este artigo problematiza outros enfoques de avaliação para a compreensão das políticas públicas em diferentes contextos culturais, sociais e econômicos a partir da construção de parâmetros de avaliação distintos daqueles indicados pelo modelo técnico-formal de avaliação. Propõe-se uma ruptura com essa visão ortodoxa ao assumir que a avaliação de políticas públicas desconsidera os atores sociais envolvidos nas políticas, suas agendas e interesses, tornandoos invisíveis. Ao introduzir o conceito de trajetória, base para a construção de uma avaliação sob a abordagem antropológica, outro paradigma avaliativo emerge, configurando-se como um ethos epistemológico mais estruturado e crítico, alargando as bases conceituais e metodológicas.
Resumo em outra língua: This article discusses other evaluation approaches for the understanding of public policies in different cultural, social and economic contexts, based on the construction of evaluation parameters which are distinct from those indicated by the formal-technical evaluation models. It intends to oppose to this orthodox view by assuming that the evaluation of public policies disregards the social actors involved in policies, their agendas and interests, making them invisible. By introducing the concept of trajectory, the basis for an evaluation under the anthropological approach, another evaluative paradigm emerges, setting itself up as a more structured and critical epistemological ethos, and broadening the conceptual and objective framework.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10398
Link para o artigo: http://desenvolvimentoemdebate.ie.ufrj.br/pdf/dd_v_4_1_Gussi_Oliveira.pdf
ISSN: 21769257
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