Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10362
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Maria Auxiliadora Monteiro-
dc.contributor.authorNeves, Inajara de Salles Viana-
dc.contributor.authorPaschoalino, Jussara Bueno de Queiroz-
dc.contributor.authorRodrigues, Solange-
dc.date.accessioned2018-10-15T12:17:54Z-
dc.date.available2018-10-15T12:17:54Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, M. A. M. et al. Trabalho docente : uma leitura dos professores na instituição da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 3, n. 2, p. 127-143, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/150>. Acesso em: 16 jun. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn24474223-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10362-
dc.description.abstractEste artigo objetiva analisar dados quantitativos, referentes ao trabalho docente, que foram coletados por uma pesquisa do Observatório da Educação (OBEDUC), iniciada em 2010 e concluída em 2014, em uma conceituada e tradicional instituição de Educação Profissional, vinculada à Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT). Neste sentido, este texto está centrado na apresentação da investigação realizada pelo Núcleo de Pesquisa, sediado na PUC-Minas, que investigou a formação/profissionalização e o trabalho dos docentes dessa instituição, localizada em Belo Horizonte. Nessa perspectiva, atividades e aspectos importantes relativos ao ofício do professor relacionados ao fazer desse profissional, no que tange à prática pedagógica e que extrapolam a prática da docência, tanto são explicitados e analisados, quanto evidenciados nas suas fragilidades, dificuldades, avanços e superações. A análise dos dados envolveram sete aspectos, a saber: Disciplinas lecionadas; Plano de ensino; Técnicas e Recursos didáticos utilizados na prática docente; Avaliação discente; Prática Docente; Questões que impactam negativamente o trabalho docente; Motivos que levam o professor a sentir o bem-estar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.titleTrabalho docente : uma leitura dos professores na instituição da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica.pt_BR
dc.title.alternativeTeaching work : a reading of the teachers in the institution of the Federal Network of Professional Scientific and Technological Education.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO autor de artigos publicados pela revista Crítica Educativa mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. Fonte: Crítica Educativa <http://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 23 jan. 2018.pt_BR
dc.description.abstractenThis paper aims to analyze quantitative data, related to teachers work, collected in a research from Observatory on Education (Observatório da Educação-OBEDUC), started in 2010 and finished in 2014, in a traditional institution of professional education, linked to Federal Network of Professional Scientific and Technological Education (Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica- RFEPCT). This work presents the investigation of educational qualification /professionalization and of teacher’s performance, accomplished by the Research Center based on PUC-Minas, Belo Horizonte. In this perspective, activities and important aspects associated with the teacher occupation, in what concerns the pedagogical practice and that overcome this practice, are exposed, analyzed and evidenced in their fragilities, difficulties, advances, and overcomes. The data analysis involved seven aspects: subjects taught; educational plan, didactic techniques, and resources used by teachers; student evaluation; teaching practice; situations that negatively impact the teacher’s performance and reasons related to teacher welfare.pt_BR
Aparece nas coleções:DEETE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TrabalhoDocenteLeitura.pdf654,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.