Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10343
Título: O desenvolvimento de saberes e a aprendizagem ativa na formação de engenheiros : o caso do protótipo BAJA no CEFET-MG.
Título(s) alternativo(s): The knowledge development and the active learning in engineering education : the BAJA prototype at CEFET-MG.
Autor(es): Silva, Jarbas da Cunha
Tonini, Adriana Maria
Palavras-chave: Educação em engenharia
Aprendizagem baseada em problemas
Engineering education
Problem based learning
Data do documento: 2017
Referência: SILVA, J. C; TONINI, A. M. O desenvolvimento de saberes e a aprendizagem ativa na formação de engenheiros : o caso do protótipo BAJA no CEFET-MG. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p. 189-208, mai-ago, 2017. Disponível em: <https://seer.lcc.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8066>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Resumo: Este artigo apresenta resultado de pesquisa que objetivou compreender o processo de aprendizagem e desenvolvimento de saberes de engenheiros no projeto do protótipo de veículo BAJA no CEFET-MG. Considerou-se Saberes, as capacidades configuradas em: saber fazer - habilidades técnicas; saber pensar - conhecimentos; e o saber ser e agir - atitudes. No estudo de caso e pesquisa empírica, realizada em 2016, se identificam os saberes desenvolvidos pelos participantes, avaliam-se suas interações, e se relaciona a experiência à teorização da Aprendizagem Ativa de John Dewey. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva. Os instrumentos metodológicos foram: observação de campo e entrevistas. Pela Análise de Conteúdo, suas inferências e interpretações, concluiu-se que o projeto é um exemplar de um processo educativo baseado na aprendizagem ativa, viabilizado pela Aprendizagem Baseada em Problemas, promovendo a construção de competências transversais, ou seja, de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao engenheiro.
Resumo em outra língua: This paper presents a research that aimed to comprehend the learning process and development of the engineer’s knowledge through the vehicle project called BAJA at CEFET-MG. Knowledge was assumed as a set of capacities: knowing how to do - linked to technical skills; knowing to think – knowledge; knowing how to be and to act - attitudes. The case study and the empirical research carried out in 2016, identify the developed knowledge by its participants, assess their interactions, and relate the experience to John Dewey’s active learning theory. This is a qualitative and descriptive research. Its methodological means were field observation and interviews. By the Content Analysis, its inferences and interpretations, this experience is an exemplary project based on active learning, in a student-centered approach, made viable through the Problem Based Learning approach that promotes the building of transversal competencies, i.e., knowledge, skills, and attitudes required for the engineers.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10343
ISSN: 2238037X
Licença: O periódico Trabalho & Educação permite que autores têm autorização assumam contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Trabalho & Educação <http://www.portal.fae.ufmg.br/revistas/index.php/trabedu/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em: 01 fev. 2017.
Aparece nas coleções:DEETE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DesenvolvimentoSaberesApredizagem.pdf185,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.