Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10308
Título: Inspeção de transportadores de correia : arquitetura integrada para uma plataforma de inspeção com uso de VANTs.
Autor(es): Nascimento, Richardson Salgado do
Orientador(es): Oliveira, Ricardo Augusto Rabelo
Garcia, Luis Guilherme Uzeda
Palavras-chave: Veículos aéreos
Veículos autônomos
Data do documento: 2018
Membros da banca: Souza, Marcone Jamilson Freitas
Silva, Jorge Miguel Sá
Oliveira, Ricardo Augusto Rabelo
Garcia, Luis Guilherme Uzeda
Referência: NASCIMENTO, Richardson Salgado do. Inspeção de transportadores de correia : arquitetura integrada para uma plataforma de Inspeção com uso de VANTs. 2018. 167 f. Dissertação (Mestrado em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: Os rolos de transportadores de correias são um dos ativos mais críticos da indústria da mineração, cujas falhas trazem grandes impactos para as operações. Para evitá-las, são realizadas inspeções regulares de forma sensitiva (sem uso de instrumentos de medição), o que diminui a qualidade da inspeção e ainda expõe os inspetores a um ambiente com riscos, calor e poeira. As técnicas automatizadas para monitoramento de condições dos rolos possuem limitações que dificultam sua adoção a curto prazo, o que justifica a utilização de uma estrutura de sensoriamento móvel, aqui chamada Plataforma de Inspeção, de implementação mais rápida. Assim, o presente trabalho apresenta uma revisão das principais técnicas de monitoramento de condições de rolos, propõe uma arquitetura para suportar a construção e evolução incremental de Plataformas de Inspeção e apresenta protótipos que validam os conceitos-chave discutidos na arquitetura, particularmente a integração da plataforma com sistemas corporativos. O trabalho empregou Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) como base para os protótipos e testes em campo, além de construir um ambiente virtual de um porto para aplicações baseadas em VANTs em um simulador.
Resumo em outra língua: Conveyor belt rollers are one of the most critical assets in the mining industry and their failures bring major impacts to operations. To avoid them, inspectors regularly perform sensitive inspections (without measurement instruments), but they lack quality and expose labor to a hazardous environment, with heat and dust. Automated techniques for rollers’ condition monitoring have limitations that hinder their adoption in the short-term. This supports the use of a mobile sensor structure, here called Inspection Platform, which is fast to implement. Therefore, this work presents a revision of the most important condition monitoring techniques for rollers, proposes an architecture to support the construction and incremental evolution of Inspection Platforms and presents prototypes that validate key concepts discussed in the architecture, mainly its integration with enterprise systems. This work employed Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) to support the prototypes and field tests. A virtual environment of a port was built to evaluate UAV-based applications in a simulator.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10308
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/07/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece nas coleções:PROFICAM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_InspeçãoTransportadoresCorreia.pdf24,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons