Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10291
Título: Aprendizagem por problemas no ensino de engenharia.
Título(s) alternativo(s): Problem-based learning in engineering teaching.
Autor(es): Araújo, Wilson José de
Lopes, Roberto Precci
Oliveira Filho, Delly
Monteiro, Paulo Marcos de Barros
Oliveira, Rubens Alves de
Palavras-chave: Didática
Método de ensino
Formação em engenharia
Data do documento: 2016
Referência: ARAÚJO, W. J.; LOPES, R. P.; OLIVEIRA FILHO, D. et al. Aprendizagem por problemas no ensino de engenharia. Revista Docência do Ensino Superior, v. 6, n. 1, p. 57-90, abr. 2016. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1349>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Resumo: A partir do estudo de uma disciplina regular do curso de graduação de Engenharia Agrícola e Ambiental, relacionando as perspectivas do professor e dos estudantes e considerando a carga horária e do conteúdo abordado, foi proposta uma sistemática de trabalho em sala de aula, de curso presencial, para introdução do método de ensino conhecido como “Problem-Based Learning” (PBL) no ensino de Engenharia. Os resultados demonstraram viabilidade na proposição de uso do PBL de forma parcial e aplicado para disciplinas que preveem uma carga horária prática, como foi o caso da que foi estudada, a “Termodinâmica”. O artigo apresenta, ainda, uma metodologia para organização dos grupos de estudantes em sala de aula, para dinamizar o processo de aprendizagem e troca de conhecimentos pelo PBL.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10291
ISSN: 22375864
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Docência do Ensino Superior estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Docência do Ensino Superior <https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 22 jan. 2018.
Aparece nas coleções:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ApredizagemProblemaEnsino.pdf573,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.