Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10290
Título: Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância : a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto.
Título(s) alternativo(s): Limits and possibilities of the use of TDICs in the process of teacher training in distance education : the experience of the Programa Escola de Gestores at the Federal University of Ouro Preto.
Autor(es): Oliveira, Breynner Ricardo de
Coelho, Jianne Ines Fialho
Vieira, Márcia de Freitas
Palavras-chave: Formação continuada de professores
Tecnologias digitais da informação e comunicação
Teacher formation
Digital information and communication technologies
Distance Education
Data do documento: 2017
Referência: OLIVEIRA, B. R.; COELHO, J. I. F.; VIEIRA, M. F. Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância : a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. Dialogia, São Paulo, n. 27, p. 65-78, set./dez. 2017. Disponível em: <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/dialogia/article/view/7787>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Resumo: Este artigo analisa os limites e possibilidades das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para a formação continuada de professores na modalidade a distância. Os dados utilizados advêm de uma pesquisa realizada com 26 sujeitos que compuseram a equipe de formação do Programa Escola de Gestores (PNEG) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no período de 2013 a 2015. As entrevistas foram codificadas através da utilização do software NVivo®. Os dados analisados revelam que tais experiências promovem um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem e reflexão a partir das vivências que os formadores trazem consigo. As dificuldades e os desafios enfrentados pelos formadores relacionam-se ao trabalho virtual, à distribuição do tempo e a fluência digital. Em relação às TDICs, a mediação que se dá através dessas tecnologias tem repercutido positivamente em suas práticas pedagógicas, em função do intercâmbio de saberes e experiências entre a educação presencial e a EaD.
Resumo em outra língua: This article analyzes the limits and possibilities of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) for the continuous training of teachers in distance education. The data collected derived from a research carried out with 26 subjects that composed the team of the Programa Escola de Gestores (PNEG) at the Federal University of Ouro Preto (UFOP) from 2013 to 2015. The interviews were coded using the software NVivo®. The data analyzed reveal that such experiences promote a collaborative virtual environment of learning and reflection based on the experiences that the trainers bring with them. The difficulties and challenges faced by the trainers are related to virtual work, the distribution of time and digital fluency. In relation to the TDICs, mediation through these technologies has had a positive impact on their pedagogical practices due to the exchange of knowledges and experiences between traditional and distance education.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10290
ISSN: 19839294
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Dialogia estão sob Licença Creative Commons Attribution 3.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Fonte: Revista Dialogia <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/dialogia/index>. Acesso em: 23 jan. 2018.
Aparece nas coleções:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_LimitesPossibilidadesUso.pdf553,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.