Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10265
Título: Clima disciplinar, oportunidades de aprendizado e formação docente.
Título(s) alternativo(s): Classroom environment, learning opportunities and teaching training.
Autor(es): Silva, Luciano Campos da
Data do documento: 2017
Referência: SILVA, L. C. da. Clima disciplinar, oportunidades de aprendizado e formação docente. Pesquiseduca, v. 9, p. 439-466, maio./ago. 2017. Disponível em: <http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/720>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Resumo: O artigo discute a relação entre clima disciplinar, oportunidades de aprendizado e formação de professores. Analisa alguns discursos sobre as temáticas da disciplina e da indisciplina presentes no meio educacional brasileiro, especialmente entre professores, pais e alunos. Tais discursos tendem a desconsiderar a natureza complexa dos fenômenos sociais e educacionais, revelando uma visão parcial, reduzida ou simplificada da realidade. Conclui-se pela necessidade de inserção das temáticas relativas à atuação disciplinar em programas de formação inicial e continuada de professores como forma de permitir aos docentes a construção de um amplo repertório de conhecimentos e habilidades sobre os quais possam apoiar as suas práticas profissionais, especialmente no que tange à atuação disciplinar em sala de aula.
Resumo em outra língua: The article discusses the relationship between classroom environment, learning opportunities and teacher training. It analyzes some discourses on discipline and indiscipline in the Brazilian educational environment, especially among teachers, parents and students. Such discourses tend to disregard the complex nature of social and educational phenomena, revealing a partial, reduced, or simplified view of reality. It is concluded that there is a need to insert the subjects related to disciplinary action in pre-service and continuing teacher training programs as a way to enable teachers to build a wide repertoire of knowledge and skills on which they can base their professional practices, especially when it comes to the disciplinary action in the classroom.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10265
ISSN: 21771626
Licença: A Revista Eletrônica Pesquiseduca permite o depósito das versões pré-print e pós-print dos artigos por ela publicados. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/838>. Acesso em: 4 jul. 2018.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ClimaDisciplinarOportunidade.pdf657,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.