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Título: Ação afirmativa em foco : táticas e estratégias de candidatos para burlar a Lei de Cotas em uma universidade pública.
Título(s) alternativo(s): Affirmative action in focus : tactics and strategies for bypassing Quota Laws in a public university.
Autor(es): Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Pena, Mariza Aparecida Costa
Sousa, Leticia Pereira de
Palavras-chave: Acesso ao ensino superior
Políticas públicas
Access to higher education
Public policies
Data do documento: 2018
Referência: COUTRIM, R. M. E.; PENA, M. A. C.; SOUSA, L. P. Ação afirmativa em foco : táticas e estratégias de candidatos para burlar a Lei de Cotas em uma universidade pública. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 23, p. 142-154, jan./abr. 2018. Disponível em: <https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/3781>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Resumo: O presente artigo aborda as Ações Afirmativas no Ensino Superior, mais especificamente a aplicação da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Para a construção deste estudo, foram revistas discussões polarizadas que trouxeram argumentos favoráveis e contrários à implantação das Ações Afirmativas, buscando-se compreender o ciclo de desenvolvimento dessa política pública. Para além das discussões teóricas e políticas sobre a implementação da Política de Ação Afirmativa nas Instituições Federais de Ensino Superior, buscou-se verificar estratégias e táticas empreendidas pelos sujeitos de modo a se beneficiarem de tal política de acesso. Com base na pesquisa de mestrado “Caminhos de estudantes participantes da política de ação afirmativa: oportunidades e desafios no ensino superior”, realizada por Mariza Aparecida Costa Pena, a partir de levantamento feito no Registro Acadêmico, de denúncias e de percepções de funcionários, foram selecionados três casos diferenciados de estudantes de cursos da Universidade investigada, ingressantes por meio da Política de Ação Afirmativa entre 2013 e 2016, os quais utilizaram táticas para se beneficiarem da referida política. Os casos apresentados servem, principalmente, para a reflexão sobre a necessidade de uma ação conjunta de diversos agentes no sentido de coibir as táticas para ocupação de vagas em curso de graduação por estudantes que indevidamente se beneficiam da Política de Ação Afirmativa implementada a partir dessa Lei.
Resumo em outra língua: This article discusses Affirmative Actions in Higher Education and, more specifically, the application of Law 12,711, as of August 29, 2012. For the construction of this study were revised polarized discussions that brought arguments for and against the implementation of Affirmative Actions, trying to understand the developmentcycle of that public policy. In addition to the theoretical and political discussions on the implementation of the Affirmative Action Policy in Federal Institutions of Higher Education, we sought to find strategies and tactics undertaken by the subjects in order to benefit from such access policy. We selected three different cases ofstudents entering Federal University courses through the Affirmative Action Policy between 2013 and 2016, who used tactics to take advantage of the policy. The selection was based on the Master’s research entitled “Paths of students participating in the affirmative action policy: opportunities and challenges in higher education” made by Mariza Aparecida Costa Pena, and on the Academic Registry of employees’ perceptions and complaints. The cases presented mainly serve to reflect on the need for joint action to curb the tactics employed for undue occupation of vacancies in undergraduation courses.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10247
ISSN: 23180870
Licença: Os trabalhos publicados na Revista de Educação estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: Revista de Educação <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/index>. Acesso em: 24 jan 2017.
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