Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10242
Título: Por uma sensibilidade objetiva : Tavares Bastos e a educação no Império.
Título(s) alternativo(s): For an objective sensitivity : Tavares Bastos and education in the Empire.
Autor(es): Hamdan, Juliana Cesário
Palavras-chave: Manuscritos sobre educação
Produção de presença
Manuscripts on education
Production of presence
Data do documento: 2017
Referência: HAMDAN, J. C. Por uma sensibilidade objetiva : Tavares Bastos e a educação no Império. Cadernos de História da Educação, v.16, n.3, p.788-800, set./dez. 2017. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/40938>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Resumo: O texto a seguir foi escrito com Aureliano Candido Tavares Bastos a quatro mãos. Começou quando ele escreveu, em 1866, a lista de apontamentos que expressariam suas ideias sobre a instrução no Império, e continuou comigo, na condição de historiadora, por meio de uma determinada forma de operação historiográfica. Aqui, em 2017, reescrevi suas notas procurando recuperar que tipo de lógica, de pensamentos e de ideias poderiam estar sustentando os apontamentos feitos pelo político. Para esse objetivo, o texto foi escrito na primeira pessoa do singular, da mesma forma como foi escrito pelo autor, na maioria das vezes, quando faz referência a si próprio. Para além de uma atualização do discurso e da língua, trata-se de uma narrativa que pretende fazer emergir com maior força a presença do sujeito e colocar no nível mais imperceptível possível a presença do historiador ou ainda das categorias interpretativas.
Resumo em outra língua: The following text was written with Aureliano Candido Tavares Bastos with four hands. It began when he wrote, in 1866, the list of notes that would express his ideas about instruction in the Empire, and continued with me, as a historian, through a certain form of historiographical operation. Here, in 2017, I rewrote his notes trying to recover what kind of logic, thoughts and ideas could be sustaining the notes made by the politician. For this purpose, the text was written in the first person singular, as it was written by the author, most of the time, when referring to himself. In addition to an update of discourse and language, it is a narrative that seeks to make the presence of the subject emerge with greater force and to place the presence of the historian or interpretive categories at the most imperceptible level possible.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10242
ISSN: 19827806
Licença: Os trabalhos publicados nos Cadernos de História da Educação são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original. Fonte: Cadernos de História da Educação <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 21 out. 2016.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SensibilidadeObjetivaTavares.pdf918,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.