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Título: De uma subjetivação forçada : a fusão do belo e do sublime na sublimação lacaniana.
Autor(es): Sousa, Vinícius Barbosa Carlos de
Iannini, Gilson de Paulo Moreira
Palavras-chave: Antígona
Kant
Sublimation
Lacan
Antigone
Data do documento: 2017
Referência: SOUSA, V. B. C. de; IANNINI, G. de P. M.. De uma subjetivação forçada : a fusão do belo e do sublime na sublimação lacaniana. ARTEFILOSOFIA, v. 23, p. 192-217, 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/1272>. Acesso em: 27 jul. 2018.
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir em que medida a releitura lacaniana do conceito psicanalítico da sublimação é realizada tendo-se os fundamentos da estética de Kant como pano de fundo. No curso de nossa exposição, pretendemos descrever como a sublimação se caracteriza eminentemente como procedimento crítico frente a uma determinada realidade social. Diferentemente de Freud, que pensava a sublimação nos quadros do desvio da meta sexual em direção a objetos reconhecidos e valorizados pela cultura, Lacan propõe um deslocamento da problemática da sublimação para fora do horizonte normativo da história e da cultura, mobilizando categorias como transgressão e disrupção. Tomaremos a tragédia de Antígona como exemplo, buscando enfatizar como essa função encontra nos recursos estéticos um meio de formalização privilegiado para ser desempenhada. As noções kantianas do belo e do sublime, tal como relidas por Lacan, subsidiarão o exame dessa formalização a que tende a sublimação. A hipótese central é que a sublimação lacaniana pressupõe - e aprofunda - uma espécie de fusão do belo com o sublime, e não sua separação.
Resumo em outra língua: The aim of this article is to discuss how the Lacanian rereading of the psychoanalytic concept of sublimation is accomplished with the Kant aesthetic fundamentals as its background. In the course of our explanation, we intend to describe how the sublimation is characterized eminently as critical procedure of a determined social reality. Differently from Freud, which had thought the sublimation in frames of the sexual aim deviation towards objects which are recognized and valorized by culture, Lacan proposes a dislocation of the sublimation’s problematic out of the historic and cultural normative horizon, mobilizing categories like transgression and disruption. We will take Antigone tragedy as example, pursuing to give emphasis of how that function finds in the aesthetics resources a privileged way to be performed. The Kantian notions of beauty and sublime, as Lacan rereads them, will subsidize the exam of this formalization that sublimation tends to. The central hypothesis is that the Lacanian sublimation presupposes – and deepens – a kind of a fusion of beauty to the sublime, and not its separation.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10147
ISSN: 18098274
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