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Título: Influência dos custos na definição das ligações em longarinas metálicas de pontes rodoviárias mistas de pequeno porte.
Autor(es): Mendes, Maikel Christian Drumond
Orientador(es): Paula, Geraldo Donizetti de
Ribas, Rovadávia Aline de Jesus
Palavras-chave: Seccionamentos longarinas
Pontes - projetos e contrução
Projeto de ponte - custo
Construções mistas
Data do documento: 2017
Membros da banca: Souza, Flávio Teixeira de
Russo, Mário Luís Cabello
Ribas, Rovadávia Aline de Jesus
Paula, Geraldo Donizetti de
Referência: MENDES, Maikel Christian Drumond. Influência dos custos na definição das ligações em longarinas metálicas de pontes rodoviárias mistas de pequeno porte. 2017. 60 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Construção Metálica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: Considerado em primeiro lugar o Brasil como grande potencial consumidor das obras de infraestrutura em função da carência existente, as pontes construídas em estruturas metálicas/mistas sempre tiveram destaque nesse seguimento de obra, principalmente em função de suas características relativas à leveza, produtividade e organização da obra, ou seja, obra leve, rápida e limpa. Porém com a evolução e o desenvolvimento crescente do concreto pré-moldado, as empresas de produção e transformação/ beneficiamento de aço têm exercitado repetidamente com o intuído de manter o custo da construção metálica atrativa frente ao crescente mercado do concorrente concreto. Nesse trabalho será apresentado um estudo de caso com foco no direcionamento do projetista a uma análise mais produtiva, que compreende toda a composição do custo final do empreendimento de construções de pontes/viadutos em estrutura mista de pequeno porte. Com mais ênfase, pretende-se avaliar a influência da definição do tipo de ligação e do seccionamento das longarinas dos tabuleiros de uma ponte mista rodoviária no custo final do empreendimento, visando mostrar como essa influência é decisiva na escolha de uma concepção construtiva economicamente mais adequada e aprimorar a execução das etapas que envolvem todo processo da cadeia produtiva. O estudo ilustra de forma introdutória a concepção das obras metálicas, aborda o conceito das ligações e consolida as três principais etapas que formam o custo total do empreendimento, ou seja, a fabricação, o transporte e a montagem final nos canteiros de obras. Sendo assim, o trabalho revela de forma prática como se comportam os drives de custos em cada fase do empreendimento e como o projetista infere nessas variações através de sua escolha quanto à concepção do projeto. Palavras-chaves: Pontes mistas de pequeno porte, ligações de pontes, seccionamento de longarinas, influência dos custos em projeto de pontes rodoviárias.
Resumo em outra língua: Considering Brazil as a major potential consumer of infrastructure works due to the existing shortage, the bridges built in metallic/mixed structures were always highlighted in this work follow-up, mainly due to its characteristics related to the lightness, productivity and organization of the Light work, fast and clean. But with the evolution and growing development of precast concrete, steelmaking and processing companies have repeatedly exercised with the intention of keeping the cost of metal construction attractive in the face of the growing market of the concrete competitor. In this work, a case study will be presented focusing on the design of the designer to a more optimized analysis, which includes all the composition of the final cost of the bridges/viaducts construction project in a small mixed structure. With more emphasis, it is intended to evaluate the influence of the definition of the type of connection and the sectioning of the beam members of the trays of a mixed road bridge in the final cost of the project, however, to show how this influence is decisive in the choice of an economically constructive conception Optimizing the execution of the stages that involve all processes of the productive chain. The study illustrates in an introductory way the design of the metal works, addresses the concept of connections and consolidates the three main steps that make up the total cost of the project, imanufacturing, transportation and final assembly on construction sites. Thus, the work reveals in a practical way how the cost drivers behave in each phase of the project and how the designer infers in those variations through their choice of project design.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Construção Metálica. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10134
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