Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10106
Título: Utilização de redes em cápsulas para classificação de regiões promotoras em sequências de DNA.
Autor(es): Moraes, Lauro Ângelo Gonçalves de
Orientador(es): Moreira, Gladston Juliano Prates
Palavras-chave: Reconhecimento de padrões
Bioinformática
Data do documento: 2018
Membros da banca: Moreira, Gladston Juliano Prates
Gomes, David Menotti
Santos, Thiago Oliveira dos
Referência: MORAES. Lauro Ângelo Gonçalves de. Utilização de redes em cápsulas para classificação de regiões promotoras em sequências de DNA. 2018. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: Com o desenvolvimento de novas tecnologias de sequenciamento de DNA, um grande volume de informações deve ser devidamente processada e analisada. Por isso, novos estudos buscam apresentar novas técnicas para as tarefas básicas da área conhecida como bioinformática. Uma importante tarefa é a anotação genômica funcional, que necessita para seu êxito, identificar corretamente as chamadas regiões promotoras, que exercem importantes funções regulatórias de transcrição genética. Apesar de diversas metodologias terem sido propostas na literatura para a identificação destas regiões, este ainda não é um problema bem resolvido. Alguns trabalhos foram realizados utilizando diferentes arquiteturas de redes neurais artificiais. Em 2017 foi apresentada para o mundo uma arquitetura baseada em cápsulas, bastante diferente das tradicionais, que se mostrou bastante eficiente em processar imagens de dígitos. Entretanto, ainda faltam aplicações e validações deste modelo em outras áreas. Na área de bioinformática ainda não há registros do uso de redes em cápsulas, assim, este trabalho realiza uma experimentação deste novo modelo para o problema de classificação de regiões promotoras em DNA. Utilizando duas bases de dados de organismos procariontes e cinco de eucariontes, foram testadas uma arquitetura convolucional retirada da literatura e uma arquitetura em cápsulas desenvolvida neste trabalho. Os modelos foram testados e suas capacidades preditivas descritas, segundo diferentes tipos de métricas. Os resultados mostram que as redes em cápsulas obtiveram bons resultados nos testes e são comparáveis com a rede convolucional da literatura atual.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10106
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/08/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece nas coleções:PPGCC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_UtilizaçãoRedesCápsulas.pdf4,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons