Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10062
Título : Ensino da geometria na Escola Família Agrícola : a construção do conhecimento geométrico sob a perspectiva da alternância e da etnomatemática.
Autor : Vieira, Vanessa da Luz
metadata.dc.contributor.advisor: Rosa, Milton
Palabras clave : Geometria - estudo e ensino
Educação rural
Fecha de publicación : 2018
metadata.dc.contributor.referee: Rosa, Milton
Oliveira, Cristiane Coppe de
Orey, Daniel Clark
Citación : VIEIRA, Vanessa da Luz. Ensino da geometria na Escola Família Agrícola : a construção do conhecimento geométrico sob a perspectiva da alternância e da etnomatemática. 2018. 238 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumen : Essa pesquisa foi conduzida em uma Escola Família Agrícola (EFA), localizada na Zona da Mata, Minas Gerais. O principal objetivo dessa investigação foi compreender como 24 alunos dessa EFA lidam com os conceitos geométricos quando estão em ambientes distintos, escola e família/comunidade. Para atingir esse objetivo, essa pesquisa foi conduzida a perspectiva da Pedagogia da Alternância e da Etnomatemática. Contudo, outros objetivos nortearam esse estudo, como, por exemplo, investigar como a Pedagogia da Alternância pode favorecer o desenvolvimento da perspectiva Etnomatemática em sala de aula e apresentar sugestões de atividades contextualizadas que possam contribuir com o processo de formação dos participantes desse estudo, que estão inseridos em diferentes contextos culturais. Desse modo, foi definida a seguinte questão de investigação: Quais são as contribuições que a etnomatemática pode trazer para a construção do conhecimento geométrico de alunos do primeiro ano do ensino médio em uma escola família agrícola na perspectiva da pedagogia da alternância? Nesse sentido, para fundamentar essa pesquisa, algumas bases teóricas foram utilizadas, como, por exemplo, a Pedagogia da Alternância, a Educação do Campo, os Fundos de Conhecimento e a Etnomatemática. Os dados foram coletados por meio de dois questionários, um inicial e um final; anotações do diário de campo da professora-pesquisadora, três blocos de atividades, um grupo focal e, também, pela utilização de três instrumentos da alternância sendo o Plano de Estudo, o Caderno da Realidade e a Colocação em Comum. Os dados coletados foram analisados de acordo com os pressupostos da Teoria Fundamentada por meio das codificações aberta e axial, que originaram os códigos preliminares e as categorias conceituais, respectivamente. Os resultados dessa pesquisa mostraram que uma contribuição importante da Etnomatemática para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos e geométricos na EFA, na perspectiva da Pedagogia da Alternância, foi a valorização sociocultural da produção de conhecimentos matemáticos e geométricos desenvolvidos pelos participantes desse estudo, que compartilharam essas práticas em sala de aula conectando-as aos conteúdos matemáticos acadêmicos. Finalizando, houve a elaboração de um produto educacional, no formato de um caderno de sugestões, que apresenta propostas de atividades curriculares matemáticas e geométricas que estão relacionadas com a problemática desse estudo, pois visa nortear os professores e interessados que pretendem trabalhar com os conteúdos matemáticos e geométricos nas perspectivas da Pedagogia da Alternância e da Etnomatemática.
metadata.dc.description.abstracten: This research was conducted in an Agricultural Family School (EFA), located in Zona da Mata, Minas Gerais. The main objective of this investigation was to understand how 24 students of this EFA use geometric concepts in diverse environments such as school and family/community. To achieve this goal, this research was conducted from the perspective of Alternating Pedagogy and Ethnomathematics. However, other objectives guided this study such as investigating how Alternating Pedagogy can favor the development of an ethnomathematical perspective in the classroom and present suggestions of contextualized activities that may contribute to the educational process of the participants of this study, which are inserted in different cultural contexts. Thus, the following research question was defined: What are the contributions that ethnomathematics can bring to the construction of the geometric knowledge of students of the first year of High School in an Agricultural Family School from the perspective of the Alternating Pedagogy? In this sense, to ground this research, a variety of theories were used including: Alternating Pedagogy, Field Education, Funds of Knowledge and Ethnomathematics. Data were collected through two questionnaires, one initial and one final; notes from the teacher-researcher's field diary, three blocks of activities, a focus group, and also the use of three alternating tools such as the Study Plan, the Reality Notebook and the Common Placement. The collected data were analyzed according to assumptions of Grounded Theory through open and axial codifications, which originated the preliminary codes and the conceptual categories, respectively. The results of this research showed that an important contribution of Ethnomathematics to the development of mathematical and geometric contents at EFA from the perspective of the Alternating Pedagogy was the sociocultural valorization of the production of mathematical and geometric knowledge developed by the participants of this study who shared these practices in the classroom by connecting them to academic mathematical content. Finally, since the work aims to guide teachers and interested people in this issue who work with mathematical and geometric content from the perspectives of the Alternating Pedagogy and Ethnomathematics, an educational product was developed, in the format of a suggestion book, which presents proposals for mathematical and geometric curricular activities related to the problematic of this study.
Descripción : Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10062
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/07/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece en las colecciones: PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_EnsinoGeometriaEscola.pdf2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_ValorizandoConhecimentosGeométricos.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons