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dc.contributor.advisorLeal, Elisângela Martinspt_BR
dc.contributor.advisorRêgo Segundo, Alan Kardek-
dc.contributor.advisorZanetti, Eunírio-
dc.contributor.authorFigueiredo, Robson Lage-
dc.date.accessioned2018-08-03T15:52:42Z-
dc.date.available2018-08-03T15:52:42Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Robson Lage. Desenvolvimento de um sistema de monitoramento aplicado a um motogerador a diesel com injeção de gás de eletrólise visando redução de consumo de combustível. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10057-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de monitoramento aplicado a um motogerador a diesel com a injeção de gás proveniente do processo de eletrólise, visando a redução do consumo de óleo diesel no motor. O óleo diesel é o combustível principal e o hidrogênio é o combustível secundário (aditivo), injetado juntamente ao ar de admissão. Este estudo é de caráter experimental e consiste, inicialmente, em caracterizar um dispositivo gerador de hidrogênio por meio da avaliação da vazão volumétrica de gás produzido em função da corrente elétrica, da concentração de eletrólito e da temperatura do sistema. Após a caracterização, o gás produzido rico em hidrogênio é utilizado em um motogerador. Foram adotados como parâmetros de estudo o tempo de funcionamento do motor com aplicação de cargas resistivas. Uma interface foi criada utilizando um display LCD 20x4, que apresenta as variáveis do sistema ao usuário. O sistema de monitoramento da célula, do motor e do gerador foi desenvolvido utilizando as plataformas Arduino, Platform IO e Visual Studio. Desta forma, o sistema proposto permite monitorar as variáveis da célula eletrolítica (temperatura, corrente e tensão), do motor (consumo e rotação) e do gerador (potência, corrente e tensão). Os principais resultados encontrados comprovaram a redução entre 2,5% e 5,1% no consumo do combustível principal devido a injeção de hidrogênio no óleo diesel.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEnergiapt_BR
dc.subjectMotores a dieselpt_BR
dc.subjectSistema de monitoramentopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um sistema de monitoramento aplicado a um motogerador a diesel com injeção de gás de eletrólise visando redução de consumo de combustível.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/07/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeLeal, Elisângela Martinspt_BR
dc.contributor.refereeRêgo Segundo, Alan Kardekpt_BR
dc.contributor.refereeZanetti, Eunírio Fernandespt_BR
dc.contributor.refereeBortolaia, Luis Antôniopt_BR
dc.contributor.refereePinto, Paulo Raimundopt_BR
dc.description.abstractenThis work presents the development of a monitoring system applied to a diesel engine generator with the injection of gas from the electrolysis process, aiming at reducing the consumption of diesel oil in the engine. Diesel oil is the main fuel and hydrogen is the secondary (additive) fuel, injected together with the intake air. This study is experimental and consists, initially, in characterizing a hydrogen-generating device by means of the evaluation of the gas volumetric flow rate produced as a function of the electrical current, the electrolyte concentration and the system temperature. After the characterization, the hydrogen-rich gas produced is used in an engine. The engine operating time with resistive load application was adopted as study parameters. An interface was created using a 20x4 LCD display that which the presents system variables to the user. The cell, engine and generator monitoring system was developed using the Arduino, Platform IO and Visual Studio platforms. In this way, the proposed system allows monitoring the variables of the electrolytic cell (temperature, current and voltage), the engine (consumption and rotation) and the generator (power, current and voltage). The main results showed the reduction between 2.5% and 5.1% in the main fuel consumption due to the injection of hydrogen in the diesel oil.pt_BR
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